BR-040: Concessionária interdita caminho usado para evasão de tarifa em MG
gazetadevarginhasi
26 de mar.
1 min de leitura
Reprodução
A concessionária Via Cristais interditou, nesta segunda-feira (24), um desvio utilizado por motoristas para evitar o pagamento do pedágio na BR-040, em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais. A ação ocorreu após o senador Cleitinho Azevedo e o prefeito Igor Santos divulgarem um vídeo nas redes sociais incentivando o uso da rota alternativa.
Nas imagens, os políticos mostravam um caminho alternativo que passava por uma propriedade particular nas proximidades da praça de cobrança. O valor do pedágio para veículos de passeio no local é de R$ 11,30, tarifa que passou a ser aplicada no último dia 11 de março, após a Via Cristais assumir a concessão do trecho entre Belo Horizonte e Cristalina (GO). O pedágio havia sido suspenso desde agosto de 2024, quando o Governo Federal assumiu temporariamente a administração da rodovia após a rescisão do contrato com a Via 040, antiga concessionária, que alegou prejuízos financeiros.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) alertou que o uso de rotas de fuga para evitar o pagamento do pedágio configura infração grave de trânsito, sujeita a multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de contrariar os contratos de concessão da rodovia.
Diante da situação, a Via Cristais instalou barreiras metálicas, cavou uma valeta e colocou placas de advertência no local. A concessionária alegou que, mesmo com autorização do proprietário do terreno, o desvio era irregular.
Até o momento, o senador Cleitinho Azevedo e o prefeito Igor Santos não se manifestaram sobre a interdição do caminho alternativo.
Comments