Brasil age rápido! Força Aérea mobilizada para salvar brasileiros sob bombardeios no Líbano!
O governo brasileiro está organizando a repatriação de cidadãos que estão no Líbano, país que vem sofrendo bombardeios diários de Israel. A Força Aérea Brasileira (FAB) será responsável pela operação, coordenada pelo Itamaraty e o Ministério da Defesa. O plano inicial prevê a decolagem do voo a partir do aeroporto de Beirute, que continua operacional. No entanto, a data da operação ainda será definida após uma avaliação das condições de segurança.
Segundo comunicado oficial, a Embaixada do Brasil no Líbano está em contato com a comunidade brasileira local, que conta com cerca de 21 mil pessoas, para garantir o sucesso da operação. O governo tem incentivado os brasileiros no país a preencherem um formulário para manifestar o interesse em deixar o Líbano, à medida que a situação se agrava após a morte de líderes do Hezbollah, com relatos de escassez de comida e água.
Apesar dos esforços, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) criticou a demora na reação do governo, alertando que a falta de ações rápidas pode colocar vidas em risco. O sindicato também destacou que esta não é a primeira vez que os servidores enfrentam uma ausência de orientações claras em situações de crise.
Comentários