Brasil aguarda decisão da Itália sobre extradição de Carla Zambelli, foragida da Justiça
gazetadevarginhasi
16 de jun.
1 min de leitura
O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, aguarda a resposta oficial da Itália sobre o pedido de extradição da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). O requerimento foi enviado na semana passada, após Zambelli deixar o Brasil no dia 3 de junho, logo após ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Zambelli, que possui nacionalidade italiana, está atualmente na lista vermelha da Interpol, sendo considerada foragida internacional. Apesar disso, aliados da parlamentar acreditam que ela poderá evitar a extradição justamente por ser cidadã italiana, o que geraria uma barreira legal.
No entanto, segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, há precedentes favoráveis de cooperação entre Brasil e Itália, e a constituição italiana permite a extradição de seus cidadãos, diferentemente da brasileira. Ele afirmou que espera uma resposta italiana “o mais breve possível”.
Especialistas como a professora Priscilla Caneparo, doutora em Direito Internacional, alertam que o processo não é automático e envolve uma análise da Justiça italiana. Caso o governo italiano entenda que Zambelli é alvo de perseguição política, ela pode receber asilo político e permanecer em solo europeu.
A situação de Zambelli se agravou após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que decretou sua prisão preventiva no dia 4 de junho, seguida da prisão definitiva em 7 de junho, após a Primeira Turma do STF manter a condenação. Moraes também determinou a perda do mandato da deputada.
Comments