Brasil concentra 76% dos incêndios registrados na América do Sul, aponta Inpe
O Brasil registrou 5.132 focos de incêndio nas últimas 24 horas, representando 75,9% das áreas afetadas pelo fogo em toda a América do Sul, segundo o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Cerrado superou a Amazônia como o bioma mais afetado, com 2.489 focos de incêndio.
A diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar, destacou que o avanço dos incêndios preocupa especialmente devido à antecipação do período crítico, agravada por fatores como o fenômeno El Niño, o aquecimento global e a ação humana. Apenas nos primeiros dez dias de setembro, o Brasil já registrou 37.492 focos, mais que o dobro do mesmo período em 2023.
O cenário é ainda mais crítico no Pantanal e em São Paulo, além de importantes áreas de conservação, como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, que sofreu queimadas em 10 mil hectares. A situação tem impacto na qualidade do ar, saúde pública e economia, afetando desde a agricultura até o ecossistema local.
Comments