top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Brasil Declara Guerra ao Contrabando de Tabaco – Operação Nacional é Lançada!


Operação nacional
O governo federal, em parceria com diversas agências reguladoras e órgãos de fiscalização, intensificou as medidas para combater o comércio ilegal de tabaco no Brasil. A nova operação, que envolve ações coordenadas entre Polícia Federal, Receita Federal e órgãos de saúde, tem como objetivo inibir a circulação de produtos de tabaco contrabandeados, adulterados ou não regulamentados. De acordo com as autoridades, o consumo de produtos de origem ilícita representa um risco à saúde pública, uma vez que esses produtos não passam por controle de qualidade e contêm níveis desconhecidos de substâncias prejudiciais.
Com base nos dados apresentados pelo Ministério da Justiça, o mercado ilegal de tabaco prejudica a economia nacional, resultando em perdas anuais bilionárias em arrecadação tributária e alimentando redes de contrabando e criminalidade. Ações de fiscalização mais rigorosas em fronteiras e nas redes de distribuição de produtos ilícitos são algumas das estratégias adotadas para conter a venda clandestina. A proposta busca também aumentar a conscientização da população sobre os perigos do consumo de tabaco ilegal e promover campanhas educativas sobre o tema.
O governo federal reforça que a operação é parte de uma estratégia nacional para reduzir o consumo de tabaco e os prejuízos gerados ao sistema de saúde pública. “Com o combate ao contrabando de tabaco, visamos não só proteger o consumidor, mas também enfraquecer as organizações criminosas que se beneficiam desse comércio ilícito”, informou o Ministério da Justiça em comunicado.

Comentarios


bottom of page