Brasil deve ser declarado livre de gripe aviária após 28 dias sem novos casos em granjas
gazetadevarginhasi
18 de jun.
1 min de leitura
O Brasil está prestes a ser oficialmente declarado livre da gripe aviária em aves comerciais, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Nesta quarta-feira (18), o país completa 28 dias sem novos registros da doença em granjas comerciais, prazo exigido para obter novamente o status sanitário internacional.
A contagem começou após a desinfecção de uma propriedade em Montenegro (RS), onde foi confirmado o primeiro caso da gripe aviária em produção comercial no país. Com o fim do surto, o governo publicará uma nota oficial e fará a notificação formal à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), entidade responsável pelos protocolos sanitários internacionais.
O novo status sanitário é fundamental para tentar reverter as restrições comerciais impostas por mais de 60 mercados internacionais, incluindo o Japão, que recentemente ampliou suas restrições ao suspender temporariamente as importações de carne de frango e ovos férteis de algumas regiões de Goiás e Mato Grosso, após detecção de casos em aves de subsistência.
Embora o foco principal da doença tenha sido controlado nas granjas comerciais, o governo brasileiro ainda monitora com rigor os casos em aves de subsistência, como as registradas recentemente em municípios goianos e mato-grossenses.
Com a retomada do status livre da doença, o Brasil espera normalizar as exportações de carne de frango, um dos principais produtos da balança comercial brasileira, fortemente afetado pelo episódio.
Comments