Brasileiros resgatados de tráfico humano em Mianmar retornam ao Brasil após três meses
gazetadevarginhasi
20 de fev.
1 min de leitura
Os brasileiros Phelipe de Moura Ferreira, de 26 anos, e Luckas Viana dos Santos, de 31, chegaram ao Brasil nesta quarta-feira (19), após passarem três meses como reféns de uma quadrilha de tráfico humano em Mianmar, no Sudeste Asiático.
Os dois embarcaram na terça-feira (18) em Bangkok, na Tailândia, e desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 16h. No local, foram recebidos com emoção por seus familiares.
Phelipe publicou uma foto ao lado de Luckas em sua conta no Instagram, comemorando a liberdade.
A ARMADILHA DO TRÁFICO HUMANO
Os brasileiros foram vítimas de tráfico humano após aceitarem falsas promessas de emprego em 2024. Eles foram levados para uma região conhecida como "fábrica de golpes online", onde eram forçados a aplicar fraudes cibernéticas para a máfia.
Com ajuda de outros imigrantes, os dois conseguiram fugir e foram resgatados no dia 9 de fevereiro, com o apoio da ONG "The Exodus Road", especializada no combate ao tráfico humano.
O Itamaraty confirmou a liberação dos brasileiros e informou que vinha atuando, por meio das embaixadas em Mianmar e na Tailândia, para garantir o resgate. O caso foi revelado pelo SBT News em novembro de 2024.
O Ministério das Relações Exteriores afirmou que manteve contato com as famílias das vítimas durante todo o processo de negociação, mas não divulgou detalhes sobre as condições do resgate.
O caso reforça os alertas sobre falsas promessas de trabalho no exterior, especialmente em regiões onde há relatos de tráfico humano e exploração de trabalhadores estrangeiros.
Comments