top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Cúpula do Mercosul Formaliza Início de Acordo de Livre Comércio com Emirados Árabes

Na segunda-feira (8), a reunião de cúpula do Mercosul marcará o início formal de um acordo de livre comércio entre o bloco sul-americano e os Emirados Árabes Unidos. O encontro dos presidentes dos países-membros ocorrerá em Assunção, no Paraguai.
Durante a primeira rodada de negociações entre as partes, realizada de 2 a 4 deste mês na capital paraguaia, foi concluído o termo de referência do acordo comercial. A informação foi confirmada à CNN pela secretária de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Tatiana Prazeres.
“O documento define o escopo, o conteúdo e os contornos do que poderá ser esse novo acordo comercial envolvendo o Mercosul”, afirmou Prazeres.
O termo de referência determinará as condições para bens, serviços, barreiras técnicas e fitossanitárias, representando um primeiro passo efetivo nas tratativas. Este documento servirá como base para as futuras negociações comerciais.
Ainda em 2023, a Secretaria de Comércio Exterior realizou uma consulta pública para avaliar os interesses “ofensivos e defensivos” do setor privado junto aos Emirados Árabes, buscando identificar produtos que poderiam avançar na pauta de exportação e aqueles que causam preocupação nas importações.
Os resultados da consulta indicaram que o Brasil pode avançar nos setores de carnes, açúcar, celulose e manufaturados, enquanto há preocupações com o potencial petroquímico dos Emirados Árabes.
Segundo dados do Comex Stat, plataforma de comércio exterior do Mdic, as exportações do Brasil para os Emirados Árabes aumentaram 50% de janeiro a junho deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2023, os Emirados Árabes foram o 28º destino para os produtos brasileiros, subindo para a 13ª posição em 2024. Fonte: CNN

Bình luận


bottom of page