top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Campanha "Um Dia no Parque" Conecta Comunidade às Áreas de Conservação em Minas Gerais

  • Foto do escritor: Elisa Ribeiro
    Elisa Ribeiro
  • 19 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura
Campanha "Um Dia no Parque" Conecta Comunidade às Áreas de Conservação em Minas Gerais
Divulgação
A campanha "Um Dia no Parque" foi criada no Brasil para integrar a comunidade local às programações das unidades de conservação, inspirada no Park Day dos EUA. Este evento promove a máxima utilização dos parques para atividades como trilhas, observação de pássaros e estrelas, entre outras, tanto individuais quanto em grupo.

Neste domingo (21/7), o Governo de Minas, através do Instituto Estadual de Florestas (IEF), promoverá "Um Dia no Parque". Diversas unidades de conservação gerenciadas pelo IEF participarão com uma série de atividades, conforme a programação disponível.

O tema de 2024, "Natureza para todas as pessoas", visa integrar as populações próximas aos parques, especialmente aquelas que se sentem excluídas do contato com essas áreas. A iniciativa é da Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza, que reúne empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e defesa das Unidades de Conservação (UC) da Natureza. Mais de 300 UCs no Brasil já aderiram à campanha este ano.

“Em Minas Gerais, são 95 unidades de conservação administradas pelo IEF, preservando mais de 3 milhões de hectares. No próximo fim de semana, muitas dessas áreas protegidas participarão do programa ‘Um Dia no Parque’, com várias atividades”, afirma Breno Lasmar, diretor-geral do IEF.

Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC e idealizadora do "Um Dia no Parque", explica que a campanha oferece às unidades de conservação estaduais e municipais uma oportunidade de ganhar visibilidade e mostrar seu trabalho à comunidade local. “Quando a comunidade visita as UCs, passa a entender a importância dessas áreas para a qualidade de vida e forma um laço com elas. Nosso objetivo é que cada pessoa se torne uma protetora das Unidades de Conservação, além de promover o turismo de natureza, gerando emprego e renda, o que ajuda a preservar as áreas”, destaca Angela Kuczach.

Pesquisas indicam que o contato com o meio ambiente desde a primeira infância traz benefícios físicos, mentais e emocionais, estimulando os sentidos, aguçando a curiosidade e despertando paixão e respeito pelos bens naturais. Para as crianças, é uma oportunidade de aprendizado sobre vida selvagem, preservação e história.

As UCs são classificadas em dois grupos: Proteção Integral e Uso Sustentável. As de Proteção Integral permitem o uso indireto de recursos naturais, como ecoturismo e pesquisa, enquanto as de Uso Sustentável admitem moradores e o uso racional dos recursos naturais, conforme regras estabelecidas.
Fonte: Agencia Minas

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page