top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Campo de Búzios bate recorde de produção de petróleo com nova plataforma

Reprodução
Reprodução
O campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, alcançou um novo recorde de produção de petróleo, atingindo 800 mil barris por dia nesta segunda-feira (24). O marco foi possível graças à entrada em operação de uma nova plataforma, conforme anunciou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante um evento no Rio Grande do Sul.

Segundo Chambriard, Búzios, que entrou em operação em 2018, já é o segundo maior campo em volume de produção no Brasil, ficando atrás apenas de Tupi. No entanto, a expectativa é que ele assuma a liderança em breve, superando a produção de 850 mil barris diários de Tupi, que está em declínio. “Esperamos que Búzios atinja pelo menos 1,5 milhão de barris por dia em um futuro próximo”, afirmou.

A Petrobras destacou que a marca histórica foi alcançada após a chegada da sexta unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) ao campo: a plataforma Almirante Tamandaré, que iniciou suas operações em 15 de fevereiro. Outras cinco unidades já estão em funcionamento na região: P-74, P-75, P-76, P-77 e Almirante Barroso. O recorde anterior havia sido registrado em janeiro de 2024, com 782 mil barris por dia.

Chambriard ressaltou a importância do avanço na exploração de novas reservas para garantir o abastecimento energético do país e apontou o potencial da Bacia de Pelotas, no sul do Brasil, que possui características geológicas semelhantes às da Namíbia.

Expansão da produção em Búzios

Com a entrada da FPSO Almirante Tamandaré, a maior plataforma do tipo no Brasil, o potencial de Búzios cresce ainda mais. A unidade tem capacidade para produzir até 225 mil barris de petróleo e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

“Nossa expectativa é que, em breve, Búzios atinja o marco de 1 milhão de barris diários”, afirmou a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos. Ela acrescentou que, até 2030, a produção do campo pode chegar a 1,5 milhão de barris por dia.

Búzios é operado por um consórcio liderado pela Petrobras, com participação das empresas CNOOC, CNPC e PPSA. Seus poços, localizados a mais de 2 mil metros de profundidade, estão entre os mais produtivos do país. Segundo a Petrobras, a espessura do reservatório equivale à altura do Pão de Açúcar, e sua extensão é mais que o dobro da Baía de Guanabara.

Fonte:Cnn

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page