top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Capacitação de 1.500 agricultores familiares em Minas busca aprimorar produção de queijo, apicultura, fruticultura e irrigação

  • gazetadevarginhasi
  • 28 de mar.
  • 2 min de leitura
Capacitação de 1.500 agricultores familiares em Minas busca aprimorar produção de queijo, apicultura, fruticultura e irrigação
Reprodução
Idene e Emater capacitam 1.500 agricultores para fortalecer a agricultura familiar em Minas Gerais.

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vai capacitar 1.500 agricultores familiares nas áreas de queijo artesanal, apicultura, fruticultura e agricultura irrigada. A ação tem como objetivo melhorar a qualidade e a segurança alimentar dos produtos, aumentar a presença no mercado e garantir maior renda aos produtores.

A execução do convênio iniciou com a capacitação de extensionistas da Emater-MG nas quatro áreas de produção. Esses formadores serão responsáveis por treinar os agricultores em boas práticas de produção. Já foram realizados oito encontros técnicos de extensionistas com os coordenadores estaduais das quatro áreas de produção, segundo a coordenadora estadual de Metodologia da Extensão Rural da Emater-MG, Luciana Maria Teixeira.

"A capacitação é voltada para agricultores que já atuam nas áreas, mas também está aberta para quem deseja começar a produzir ou cultivar esses produtos", explica Luciana.

Para o ano de 2025, a capacitação incluirá 1.500 produtores de 61 municípios, com a realização de cem cursos. Os agricultores receberão cartilhas, já elaboradas pela Emater-MG, para apoiar os treinamentos.

Henrique Oliveira Carvalho, diretor-geral do Idene, destaca que o instituto está sempre em busca de novas oportunidades para os pequenos agricultores, ajudando-os a expandir suas produções com qualidade. "Com isso, a economia local cresce, aumentando a renda dos produtores e promovendo a melhoria na sua qualidade de vida", afirma.

Minas Gerais é um dos maiores polos de agricultura familiar do Brasil, com cerca de 440 mil estabelecimentos e quase um milhão de trabalhadores, segundo o Censo Agropecuário do IBGE (2017). As regiões Norte e Nordeste do estado, onde o Idene atua, concentram grande parte desses produtores, e o instituto tem promovido diversas ações para apoiar a comercialização e o desenvolvimento da agricultura familiar.
Fonte: Agência Minas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page