top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Carga de flores para o Dia dos Namorados cresce 20% e passa por rigorosa inspeção fitossanitária

  • gazetadevarginhasi
  • 11 de jun.
  • 1 min de leitura
Carga de flores para o Dia dos Namorados cresce 20% e passa por rigorosa inspeção fitossanitária
Divulgação
Carga com 60 toneladas de rosas colombianas chega a Viracopos para o Dia dos Namorados.

Uma remessa de 60 toneladas de rosas cultivadas na Colômbia chegou ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no dia 30 de maio. O carregamento, transportado em voo exclusivo (charter), abastece o mercado brasileiro às vésperas do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho.

As flores, de diferentes cores e tamanhos de haste, foram produzidas por ao menos 11 cultivadores colombianos, em negociação com três importadores brasileiros. A rosa vermelha predominou na carga, por ser a variedade mais procurada nesta época do ano.

Por se tratar de produto perecível, as flores chegaram em compartimentos com temperatura controlada entre 2°C e 8°C. A fiscalização da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), teve início na noite do desembarque e foi concluída na manhã seguinte, em 31 de maio.

Segundo a chefe do Vigiagro de Viracopos, Rita Lourenço, toda a carga estava dentro dos padrões fitossanitários. “Não houve detecção de pragas. Esse controle evita a entrada de organismos ausentes no Brasil e que possam afetar a produção agrícola nacional”, explicou.

Após a inspeção, as flores foram armazenadas em câmaras frias do terminal de cargas e liberadas para transporte terrestre até os centros de distribuição. A carga deste ano representa um aumento de 20% em relação ao volume importado no mesmo período de 2023.
Fonte: MAPA

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page