Casa Pelé e Banda União Rioverdense são declaradas patrimônios imateriais em Três Corações
A cidade de Três Corações (MG) deu um passo importante na preservação de sua história e cultura ao declarar a Casa Pelé e a Banda União Rioverdena bens como culturais de natureza imaterial. Os decretos nº 5.348 e nº 5.349, assinados recentemente, garantem proteção especial ao espaço cultural e ao grupo musical, ambos símbolos relevantes do município.
A Casa Pelé, residência onde o rei do futebol viveu até os três anos, agora integra o patrimônio imaterial da cidade. O local, que recebe turistas específicos na trajetória de Pelé, celebra um dos maiores ícones do esporte mundial.
Já a Banda União Rioverdense, fundada em 1880 e composta por 20 músicos, também foi reconhecida por sua contribuição à história musical de Três Corações. A Prefeitura destacou o papel da banda na preservação da tradição artística local.
Os bens tombados passam a contar com as proteções previstas na lei municipal nº 2370/1993. Segundo a legislação, é proibido destruir, demolir ou modificar os bens sem autorização da Prefeitura, sob pena de multa correspondente a 50% do valor da obra, como estabelece o artigo 4º.
Comments