top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Casos de picadas de escorpião em Lavras geram alerta e ações preventivas

picadas de escorpião em Lavras
Divulgação

Casos de picada de escorpião em Lavras mobilizam população e autoridades
Dois incidentes com picadas de escorpião em Lavras (MG) em menos de 15 dias chamaram atenção para a necessidade de prevenção e combate à presença desses animais no município.

Na última quinta-feira (5), uma menina foi picada no bairro São Vicente. Apesar do susto, a criança apresentou apenas sintomas leves, como inchaço no dedo e febre baixa, e não precisou receber o soro antiescorpiônico. A mãe relatou que ouviu a filha gritar e, após encontrar o animal, familiares o levaram à Santa Casa de Misericórdia de Lavras. A menina teve alta e foi orientada a retornar ao hospital caso surgissem novos sintomas.

O incidente ocorre poucos dias após um caso trágico no município. No dia 30 de novembro, um menino de 5 anos morreu após ser picado por um escorpião enquanto andava de bicicleta no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A instituição manifestou pesar pela perda e informou que reforçará a dedetização emergencial do campus.

Presença de escorpiões em Lavras preocupa moradores
Denúncias feitas por moradores mostram a presença de escorpiões no muro do cemitério da cidade, próximo a uma escola. A Prefeitura de Lavras declarou que a vigilância ambiental realiza ações de prevenção e orientação, além de disponibilizar canais para denúncias.

Especialistas alertam que a presença de escorpiões é agravada por ambientes com acúmulo de entulho e locais propícios para esconderijo, como cemitérios. A conscientização e a limpeza dos espaços públicos e privados são fundamentais para evitar acidentes.

Ações preventivas e cuidados
A prefeitura reforça que denúncias podem ser feitas pela ouvidoria municipal ou pela vigilância ambiental. Em casos de picadas, é essencial buscar atendimento médico imediato e, se possível, levar o animal para identificação.
Fonte: G1

Комментарии


Gazeta de Varginha

bottom of page