Casos suspeitos de dengue por transfusões de sangue são investigados em São Paulo
gazetadevarginhasi
19 de out. de 2024
1 min de leitura
Foto: Reprodução
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo está investigando três casos suspeitos de contaminação por dengue em pacientes que receberam transfusões de sangue em uma unidade hospitalar da capital. Embora os casos ainda sejam tratados como suspeitos, o Ministério da Saúde já considera a possibilidade de revisar os protocolos de testagem de sangue para incluir a detecção do vírus da dengue.
Atualmente, as bolsas de sangue doadas no Brasil são testadas para doenças como Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV e HIV. No entanto, o protocolo do Ministério da Saúde não prevê a testagem específica para dengue. Em julho, a Secretaria de Saúde de São Paulo, junto com outras entidades de saúde, emitiu uma nota recomendando maior atenção aos sintomas dos doadores durante o período pós-doação.
O caso levantou discussões sobre a necessidade de atualizar os procedimentos de segurança nas doações de sangue, diante do aumento dos casos de dengue no país.
Commenti