Catadores ampliam renda e reciclagem avança no Sul de Minas
3 de jun.
2 min de leitura
Divulgação/Iniciativa reúne poder público, Ministério Público e trabalhadores da reciclagem para ampliar a sustentabilidade e a geração de renda no município.
Fórum Lixo e Cidadania fortalece coleta seletiva e inclusão de catadores em São Sebastião do Paraíso.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou da construção de ações voltadas ao fortalecimento da coleta seletiva com inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas. O trabalho conjunto culminou no lançamento do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, espaço permanente de diálogo sobre gestão de resíduos sólidos, reciclagem, inclusão social e sustentabilidade.
A articulação foi coordenada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário (Cao-Cimos), com atuação regional da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário do Sul de Minas (Cimos-Sul) e da Promotoria de Justiça de Apoio Comunitário de São Sebastião do Paraíso.
A iniciativa dá continuidade a um trabalho iniciado em 2007, período em que o município começou a estruturar a coleta seletiva de forma organizada. Ao longo dos últimos 17 anos, os indicadores apontam avanços significativos tanto na reciclagem quanto na geração de renda para os trabalhadores envolvidos.
Crescimento da renda dos catadores
Dados apresentados durante o fórum mostram que, em 2025, a remuneração média dos associados da Associação Recicla Paraíso alcançou R$ 1.987,45 mensais. O valor corresponde a aproximadamente 130,9% do salário mínimo vigente naquele período, com rendimentos variando entre R$ 1.500,09 e R$ 2.918,49.
Além da valorização econômica dos trabalhadores, a política pública municipal passou a contar com mecanismos mais rigorosos de transparência e governança. Um Termo de Colaboração firmado entre a Prefeitura e a associação prevê prestação de contas mensal, relatórios de comercialização dos materiais recicláveis e controle financeiro mais eficiente.
Como medida de fortalecimento da gestão, a administração municipal passou a exigir a contratação de um profissional administrativo externo ao grupo de catadores para atuar na gestão financeira da entidade.
Mais de 500 toneladas recicladas
Em 2025, a Associação Recicla Paraíso recolheu cerca de 30 toneladas mensais de materiais recicláveis. O resultado foi impulsionado pela adesão de grandes geradores de resíduos e pelo aprimoramento da logística operacional, incluindo a instalação de rastreadores nos caminhões de coleta.
O trabalho permitiu que mais de 531 toneladas de resíduos deixassem de ser destinadas ao aterro sanitário municipal, fortalecendo práticas de economia circular e contribuindo para a preservação ambiental.
Atualmente, São Sebastião do Paraíso produz cerca de 50 mil quilos de resíduos por dia. Desse total, aproximadamente 30% possuem potencial para reciclagem. No entanto, apenas entre 6% e 7% dos materiais são efetivamente reciclados, demonstrando a necessidade de ampliar as ações de conscientização ambiental junto à população.
Projeto busca novos investimentos
A Cimos-Sul também presta apoio técnico ao município na elaboração de um projeto apresentado ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (Funemp). A proposta, intitulada “Aprimoramento da Coleta Seletiva por Meio da Estruturação e Modernização da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de São Sebastião do Paraíso – MG”, busca captar recursos para aquisição de equipamentos, melhoria da infraestrutura e fortalecimento institucional da Associação Recicla Paraíso.
Comentários