Cemig alcança a liderança no mercado varejista e vendas ultrapassam a barreira dos 100MW médios
Empresa teve crescimento de15% em setembro deste ano
A Cemig atingiu um marco histórico ao se tornar a primeira comercializadora varejista a ultrapassar 100 megawatts médios (MWm) em volume de energia entregue no Mercado Livre de Energia Varejista. Os dados, referentes ao mês de setembro, foram disponibilizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Com esse patamar de vendas, a Cemig alcançou a liderança do Mercado Varejista.
Desde sua criação, a Cemig se firmou como líder do Mercado Livre de Energia, conquistando um market share de 15% no mercado nacional. Em agosto passado, a Cemig já havia conquistado a liderança no Mercado Livre Varejista em número de clientes e, agora, essa liderança se consolida com o maior volume de vendas.
Além disso, em apenas um mês, a companhia aumentou seu volume de energia contratada de 88,2 MWm para 101,3 MWm, registrando um crescimento de 14,8%.
De acordo com o vice-presidente de Comercialização da Cemig, Dimas Costa, essa conquista evidencia a robustez da companhia no mercado varejista, o qual tem apresentado um crescimento exponencial desde a abertura para clientes de média tensão em janeiro de 2024.
“A Cemig lidera esse movimento impulsionada por iniciativas pioneiras, como a plataforma de e-commerce lançada em junho do ano passado pelo site Energia Livre Cemig, e parcerias com entidades de todo o país através do Programa de Pontos. Além disso, a companhia possui um parque gerador 100% limpo e renovável, o que possibilita que os clientes comprovem a redução da emissão de gases do efeito estufas por meio dos Certificados de Energia Renovável (REC)”, explica.
Nos últimos 12 meses, o Mercado Livre de Energia registrou a adesão de 14.248 novos consumidores com perfil varejista, sendo 1.910 apenas no último mês.
Sobre o Mercado Livre de Energia
No Mercado Livre de Energia, a negociação é conduzida diretamente entre as comercializadoras e geradores e os clientes do Grupo Tarifário A, independentemente do volume de energia consumido. Desde janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A, conectados à média ou alta tensão, podem adquirir energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Esse modelo, já consolidado em países como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Reino Unido e França, oferece aos consumidores maior flexibilidade e autonomia na escolha das melhores condições de fornecimento de energia.
“A Cemig, com sua trajetória de pioneirismo e inovação, reforça seu compromisso em liderar a transformação do setor elétrico brasileiro. A companhia oferece aos seus clientes um futuro baseado em fontes de energia de baixa emissão de carbono, provenientes de fontes limpas e renováveis”, afirma Dimas Costa.
Commentaires