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Cemig Conclui Missão de Reforço no Sistema Elétrico do Rio Grande do Sul

Cemig Conclui Missão de Reforço no Sistema Elétrico do Rio Grande do Sul
A força-tarefa que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) direcionou para recompor o sistema elétrico no Rio Grande do Sul (RS) concluiu sua missão no início de junho, após 27 dias de intensa atuação em apoio emergencial ao estado.
Ao todo, foram mobilizados 21 empregados, incluindo um engenheiro, técnicos e eletricistas para operações terrestres, além de um piloto e um técnico de manutenção de aeronaves que deram suporte aéreo.

A primeira equipe partiu de Minas Gerais em 3 de maio para auxiliar a distribuidora RGE. O piloto e o especialista em manutenção de aeronaves realizaram vários sobrevoos na região, transportando técnicos e equipamentos conforme a necessidade da distribuidora local. Foram realizadas 34 horas de voo e inspecionados cerca de 200 quilômetros de rede elétrica no RS.

Equipamentos de Suporte
Além do pessoal, a Cemig disponibilizou cinco quadriciclos off-road e cinco geradores para a distribuidora Equatorial CEEE, essenciais para abastecer as bombas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Os técnicos e eletricistas da Cemig contabilizaram 552 horas de trabalho, operando as unidades de geração móvel que garantiram o fornecimento de energia para as bombas responsáveis pelo escoamento de água no bairro Sarandi, em Porto Alegre, um dos mais afetados pelas enchentes.

Toda a operação envolveu um trabalho em equipe bem coordenado entre profissionais da Cemig, Equatorial Energia, Sabesp, Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a prefeitura.

Mauro Luciano e Silva, técnico do sistema elétrico da Cemig, destacou que os geradores apoiaram as ações do DMAE de Porto Alegre, fornecendo energia para o funcionamento de três conjuntos de bombas cedidas pela Sabesp, que drenavam cerca de 7 mil litros de água por segundo, reduzindo o nível da água em cerca de 3,50 metros ao longo de 21 dias de operação contínua.

Desafios Enfrentados
O técnico de Sistema Elétrico da Cemig, Alexandre Ângelo Pires, relatou o impacto do cenário devastador encontrado na cidade, com enormes volumes de água, vias inacessíveis e trânsito paralisado. Ele retorna a Minas Gerais com a sensação de dever cumprido e satisfação por ter contribuído para minimizar o sofrimento dos gaúchos.

Valter dos Reis Campos, eletricista de Linha Viva da Cemig, também destacou o desafio dessa operação, a maior de sua carreira de 27 anos, ressaltando o caráter humanitário da missão. Ele fez um apelo para que continuem as doações e orações para os desabrigados e necessitados do Sul, dada a gravidade da situação que ainda enfrenta o estado.

O presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, enfatizou o profissionalismo e a competência da equipe, destacando a união e a solidariedade como essenciais para superar crises e refletir a missão da Cemig de servir à comunidade com excelência e empatia.
Fonte: Agencia Minas

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