top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Cemig lança plataforma on-line que reúne informações sobre blocos de Carnaval

A Cemig, como a maior incentivadora da cultura no estado, apoia diversas iniciativas que farão parte do Carnaval 2024. E, para tornar mais fácil a experiência dos milhões de foliões que devem movimentar as ruas de Minas Gerais neste ano, a companhia criou um dashboard com o qual o usuário pode utilizar várias opções de filtros para montar sua própria agenda de festa. A plataforma com as informações dos blocos e escolas é resultado de uma parceria da companhia com o coletivo de apaixonados pelo Carnaval “Se Tem Broquin, Eu Vou”, ou apenas “STBEV”.
A ferramenta foi lançada, a princípio, contendo informações dos blocos de Belo Horizonte. Até o início do Carnaval, a plataforma será ampliada com informações de blocos de cidades do interior do estado. De acordo com a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, o objetivo da iniciativa é facilitar a vida do folião. Afinal, somente em Belo Horizonte, são mais de 500 blocos durante o período oficial do Carnaval.
“Um dashboard é um painel de informações importantes que apresenta dados de forma simples e intuitiva, visando facilitar a compreensão de todos”, explica a diretora da Cemig. No dashboard da companhia e do STBEV, ou “dashbroquer”, como foi apelidada a ferramenta, já estão sendo divulgados os ensaios de todos os blocos da capital, com seus respectivos horários e endereços. “A plataforma já está disponível para os usuários, nos formatos desktop e mobile, pois, apesar de o início oficial do Carnaval ser no próximo mês, já é possível aquecer para a festa com os ensaios de blocos que movimentam a capital mineira com muita diversidade e alegria”, comenta a diretora.
Como utilizar
Para conferir informações sobre o seu bloco preferido, basta o usuário acessar o endereço cemig.com.br/energiadocarnavalstbev, definir os filtros de acordo com sua necessidade e ver quais os blocos em atividade naquela data. Estão disponíveis filtros por cidade, bairro, data e nome do bloco, além de tags como “acessibilidade”, “afro”, “infantil” e “lgbtqiapn+”. Também é possível filtrar por projetos patrocinados pela Cemig.
Importante salientar que as informações são alimentadas durante todo o período do Carnaval, podendo sofrer alterações sem aviso prévio.
Se Tem Broquin, Eu Vou
O perfil “Se Tem Broquin, Eu Vou” é referência dos foliões de Belo Horizonte há anos, por buscar e divulgar informações sobre os blocos, desde a abertura dos ensaios, passando pela agenda oficial dos desfiles e cortejos até os eventos pós-Carnaval.
Segundo Ed Silva, membro do grupo STBEV, o coletivo nasceu pela falta de informações compiladas sobre ensaios, oficinas e cortejos dos blocos de rua de Belo Horizonte.
"O coletivo já produzia o dashboard desde o ano de 2023. Agora, por meio da parceria com a Cemig, a iniciativa vai ampliar as informações para outras cidades de Minas Gerais”, destaca o organizador.

Comments


bottom of page