Cetran-MG Promove Encontro para Fortalecer Ações de Segurança e Mobilidade no Trânsito Mineiro
O Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG), órgão que integra a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), realizou um encontro nesta quinta-feira (31/10) no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte. A reunião reuniu representantes de órgãos e entidades ligados ao sistema de trânsito do estado para discutir temas relevantes e trocar experiências sobre as melhores práticas na gestão de trânsito.
O Cetran-MG é o órgão colegiado responsável pelo planejamento, coordenação e normatização do Sistema Estadual de Trânsito de Minas Gerais. Além disso, o conselho atua na análise de recursos contra penalidades impostas por órgãos de trânsito estaduais e municipais, servindo como uma instância de julgamento em segunda instância.
Durante o encontro, foi apresentada uma contextualização do trabalho do Cetran-MG e do cenário atual do trânsito no estado, além de discussões sobre os papéis e atribuições dos participantes no sistema de trânsito. A reunião contou com a presença da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Maria Alice Nascimento Souza, e da presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito (Focotran), Regina Maria Duarte, além dos conselheiros do Cetran-MG.
Segundo o chefe de Trânsito, Lucas Vilas Boas, o encontro teve como objetivo fortalecer a articulação entre o Cetran-MG e os órgãos federais, Senatran e Focotran. “Estamos mobilizando esforços com nossos parceiros para realizar ações que promovam uma mobilidade melhor e uma convivência mais segura no trânsito, reduzindo acidentes e salvando vidas em Minas Gerais”, afirmou.
Competências do Cetran-MGO Cetran-MG exerce suas funções com base no Código de Trânsito Brasileiro e nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Suas principais atribuições incluem monitorar o funcionamento dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito em nível estadual, receber documentos dos municípios para integração ao sistema, propor melhorias na legislação de trânsito e definir metas anuais de redução de acidentes fatais, em alinhamento com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
Comments