As Geminídeas são visíveis uma vez por ano na Terra e meteoros parecem emergir da constelação de Gêmeos. Pico propício é entre quinta (14) e sexta (15).
Os sul-mineiros poderão acompanhar a última chuva de meteoros visível no Brasil neste ano, a Geminídeas. Astrônomos afirmam que o fenômeno pode ser visto a olho nu dependendo das condições climáticas da região. O pico acontece entre a noite desta quinta (14) e sexta-feira (15).
O nome Geminídeas tem ligação com a constelação de Gêmeos, pois os meteoros parecem emergir desta constelação no céu.
Uma das chuvas de meteoros mais espetaculares do ano, as Geminídeas dão a possibilidade de avistamento de cerca de 120 meteoros por hora no pico, dependendo de onde a pessoa estiver.
— Saulo Gargaglioni, coordenador do Observatório do Pico dos Dias - LNA
Gargaglioni explicou que o fenômeno terá o seu pico na noite entre 14 e 15 de dezembro. Porém, segundo as estimativas, a Lua não será tão propícia quanto nas noites anteriores (13 e 14).
🌨️ Além disso, as condições climáticas podem afetar a experiência de observação. Os entusiastas da astronomia vão ter que contar com a sorte.
No Sul de Minas, até por volta das 21h da noite desta quinta (14) há previsão de algumas pancadas de chuva. Conforme o Climatempo, a condição não deve se prolongar.
⭐ O melhor horário de visualização da Geminídeas é a partir das 23h e, até lá, a chuva já deve ter parado na região.
Como observar a chuva de meteoros?
Existem algumas dicas para que você aproveite ao máximo a experiência. Veja abaixo:
✨ Para encontrar melhor a constelação de Gêmeos, uma boa dica é baixar em seu celular aplicativos como o 'SkyView', 'SkySafari' ou 'SkyMap';
🌠 Vá a um local com pouca iluminação artificial, ou seja, com menos poluição luminosa possível;
👀 Se acomode em um colchão ou cadeira de praia e deixe seus olhos acostumarem à escuridão;
☄️ Tenha muita paciência para que você consiga avistar meteoros!
"Importante ir até um local com céu limpo. E torcer para que não tenhamos nuvens!", afirma Gargaglioni.
Comentarios