Chuvas em MG causam anormalidade em 12 cidades e forçam 170 pessoas a deixarem suas casas
gazetadevarginhasi
16 de jan.
1 min de leitura
Reprodução
De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais nesta quinta-feira (16 de janeiro), 12 cidades no estado entraram em situação de anormalidade devido às chuvas nas últimas 24 horas. Com isso, o total de municípios em emergência ou calamidade devido aos danos causados pelos temporais, que começaram em 22 de setembro do ano passado, chega a 75.
O número de pessoas afetadas também aumentou: 170 moradores precisaram deixar suas casas devido ao risco de desabamento ou inundações. Até o momento, não foram registradas novas mortes desde a última atualização, que confirmou 26 vítimas fatais.
A Defesa Civil destacou os danos em cidades como Botumirim, Águas Formosas, Claro dos Poções e Cachoeira do Pajeú. Em Cachoeira do Pajeú, foi registrado o desabamento de uma igreja, danos em diversas estradas, o rompimento de barragens e risco de inundações, o que levou à evacuação preventiva de residências. Já em Águas Formosas, o desabamento de uma casa e muros de outros imóveis deixou 10 pessoas desabrigadas.
Claro dos Poções declarou emergência devido a alagamentos e danos em estradas rurais, com compromissos em pontes e passagens molhadas. Três pessoas ficaram desabrigadas e 27 desalojadas. Com isso, além das 26 mortes, Minas Gerais contabiliza 378 desabrigados e 3.416 desalojados até hoje.
A previsão do tempo indica que o clima permanecerá instável em todas as regiões de Minas Gerais devido à atuação de áreas de instabilidade atmosférica típicas do verão. No entanto, espera-se uma redução das chuvas nos próximos dias, com precipitações mais intensas concentradas nas regiões Sul, Oeste e Triângulo Mineiro.
Comments