top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Cientistas dobram estimativa e esperam 3,75 milhões de mortes por doenças fúngicas no ano; entenda

As doenças causadas por fungos matam seis vezes mais pessoas do que a malária e quase três vezes mais do que a tuberculose


As doenças causadas por fungos estão em expansão no mundo. Unsplah — Foto: Reprodução/Unsplah
A série "The Last of Us" trouxe à tona o risco de infecções fúngicas. Embora uma pandemia global de fungos controladores da mente seja improvável, as doenças causadas por fungos estão em expansão no mundo e têm em comum a resistência aos tratamentos e a inexistência de vacinas licenciadas para preveni-las ou tratá-las.

Agora, um novo estudo mostra que a carga global de doenças causadas por fungos é muito maior do que se estimava. O dobro, na verdade. De acordo com um artigo publicado recentemente na revista científica The Lancet Infectious Diseases, o total anual de mortes por doenças fúngicas em todo o mundo é de 3,75 milhões e não 1,5 a 2 milhões, conforme previsão anterior.

David Denning, professor de doenças infecciosas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, explica que as estimativas anteriores eram imprecisas, uma vez que muitas doenças fúngicas exacerbam uma doença existente, muitas vezes grave, como a leucemia ou a Aids.

“Este trabalho é a primeira estimativa global abrangente da incidência anual de doenças fúngicas, mas ainda permanecem muitas lacunas e incertezas. Nossas estimativas anteriores de mortalidade anual eram de 1,5 a 2 milhões, mas agora descobrimos que o número provável de mortes por infecção fúngica é o dobro disso, cerca de 3,75 milhões", disse Denning, em comunicado.

A nova estimativa foi baseada em dados fornecidos por mais de 300 profissionais em todo o mundo que contribuíram para estimativas publicadas para doenças fúngicas individuais em seu país. O trabalho também calcula um total anual de cerca de 6,55 milhões de casos agudos da infecção.

Embora as doenças causadas por fungos tenham múltiplas causas, os números de mortalidade atualizados superam as mortes causadas por outros agentes patogênicos isolados, matando seis vezes mais pessoas do que a malária e quase três vezes mais do que a tuberculose.

No entanto, de acordo com o estudo, das mortes ligadas a doenças fúngicas, cerca de 68% – ou 2,55 milhões – provavelmente foram causadas diretamente por elas. Cerca de 1,2 milhões de mortes (32%) tiveram outras doenças subjacentes.

Além disso, cerca de um terço dos 3,23 milhões de mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em todo o mundo estão ligadas à infecção pelo fungo Aspergillus. Embora a tuberculose pulmonar tenha sido classificada como a causa de morte em 1,2 milhões de pessoas em 2019, cerca de 340 mil (28%) destas poderiam, na verdade, ser mortes por infecções fúngicas.

Das 311.594 mortes por leucemia estimadas em todo o mundo em 2020, 14 mil (4,5%) podem ser atribuídas à aspergilose e algumas a outras infecções por fungos. As mortes anuais por câncer de pulmão e dos brônquios ascendem a 1,8 milhões, com a nova estimativa a indicar que a aspergilose está implicada em 49 mil mortes (2,7%) delas.

Candida – outro tipo de infecção fúngica – é um problema grave em cuidados intensivos, pacientes cirúrgicos complexos, diabetes, câncer e insuficiência renal, bem como em bebês prematuros. Os pesquisadores estimam que cerca de 1,57 milhão de pessoas sofrem de infecção na corrente sanguínea por Candida ou candidíase invasiva, com 995 mil mortes (63,6%) a cada ano.

FONTE: O Globo

コメント


bottom of page