Cinco Países Adotam Fundo Florestas Tropicais para Sempre na COP16 para Financiar Conservação de Ecossistemas
Durante a 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16), realizada em Cali, o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, sigla em inglês) ganhou o apoio de Alemanha, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Malásia e Noruega. Esses países se comprometeram a financiar a conservação de ecossistemas tropicais por meio de aportes ao fundo, que incentiva a preservação de florestas úmidas nos países em desenvolvimento.
A adesão foi anunciada nesta segunda-feira (28) em uma apresentação da ministra brasileira do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que destacou o papel do TFFF em fornecer compensações financeiras para a conservação de áreas florestais, com pagamento fixo anual por hectare conservado ou restaurado.
Diferente de outros modelos de financiamento climático que se baseiam na captura de carbono, o TFFF simplifica a avaliação com a medição por hectare e monitoramento via satélite. Os recursos, provenientes de países desenvolvidos, serão proporcionais às áreas conservadas e poderão incluir pagamentos adicionais para programas nacionais que previnem o desmatamento, promovem a bioeconomia e asseguram direitos de povos indígenas e comunidades locais.
A ministra colombiana de Meio Ambiente, Susana Mohammad, elogiou o TFFF, descrevendo-o como “uma forma de valorizar a natureza sem transformá-la em uma commodity.” Marina Silva também destacou que o fundo contribui tanto para as metas de biodiversidade estabelecidas pelo acordo Kunming-Montreal quanto para o Acordo de Paris, sem vinculação direta a essas convenções.
O TFFF foi proposto originalmente na Cúpula da Amazônia, em agosto de 2023, em Belém (PA), e lançado oficialmente pelo Brasil na COP28, em dezembro, nos Emirados Árabes Unidos.
Comments