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Coffee Conect debate estratégias para fortalecer a cafeicultura no Sul de Minas

Reprodução
O Sebrae Minas é um dos apoiadores do Coffee Conect, evento que conecta todos os elos da cadeia produtiva do café, reforçando o compromisso com a sustentabilidade de pequenos produtores rurais e empreendedores do setor. A iniciativa será realizada entre os dias 27 e 29 de novembro, no Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha, no Sul do estado. As inscrições ainda estão disponíveis e podem ser feitas online.
O Coffe Conect tem o objetivo de discutir tendências do mercado, fomentar novos negócios e promover o desenvolvimento desse segmento estratégico para a economia da região. No Espaço do Conhecimento do Sebrae Minas serão promovidas diversas atividades de fomento à cafeicultura sul-mineira. Entre os destaques, palestras voltadas para o empreendedorismo no agronegócio com a apresentação de ferramentas práticas para impulsionar a competitividade e a inovação dos negócios ligados à cadeia do café. Além disso, produtores de cafés e donos de pequenos negócios do setor também receberão atendimento e orientações gratuitos sobre oportunidades para a profissionalização do negócio.
Serão ofertadas capacitações e consultorias voltadas para a gestão das propriedades rurais, análise financeira, boas práticas agrícolas, comercialização de produtos e abertura do mercado. O analista do Sebrae Minas Francisco Corrêa destaca que o Coffee Conect promove a união entre produtores, compradores e empreendedores, incentivando parcerias estratégicas e o crescimento sustentável. “O Sebrae Minas acredita que é fundamental apoiar iniciativas como essa, que valorizam o café mineiro e fomentam o desenvolvimento das comunidades rurais da região”, ressalta.

Rodada de Negócios
No dia 28 de novembro, o Sebrae Minas será o responsável pela Rodada de Negócios que vai aproximar os produtores de cafés especiais da região de possíveis compradores, como atacadistas, cafeterias, distribuidores, empresas de torrefação e empresas do segmento de varejo. Por meio de encontros presenciais, com duração de 30 minutos, os pequenos produtores – selecionados pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) – terão a oportunidade de negociar com as empresas compradoras convidadas. A agenda de conversas será realizada por meio do cruzamento da oferta e demanda.
A Rodada de Negócios reunirá compradores nacionais e produtores dos melhores cafés especiais da região. Essa dinâmica pretende abrir portas para novos mercados e valorizar o café produzido por pequenos agricultores, consolidando sua presença em nichos de alto valor agregado.

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Gazeta de Varginha

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