top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 03/05/2024




TRAJETÓRIA CULTURAL (4) IDMARA GALO


O mês de maio começa em grande estilo, pois dia 02 chega às escolas da zona Rural de Varginha a 4ª edição da Mostra de Cinema Infantil.

O projeto, com edições anteriores de sucesso, é promovido pela Sala de Cinema Itinerante Lumiere e levará magia, imaginação, arte e cultura para os alunos do nosso município.

Quem promove e desenvolve as atividades é a Produtora Cultural Idmara Galo, em conjunto com grandes parcerias e, é dessa produtora que falarei na coluna dessa semana.

Idmara Galo está no comando da Faz Cultura, sua empresa de eventos; também é membro diretora da Associação MARANATHA DE ART' GLOBAL, faz parte da Bancada do Audiovisual do Estado de Minas Gerais e presta assessoria cultural para várias cidades sul-mineiras.

Com mais de duas décadas de trabalho, conhece tanto a parte operacional/técnica quanto a execução de eventos em vários segmentos culturais.

Idmara é formada em dança, atriz e possui um currículo acadêmico na área cultural bem extenso e está em constante aperfeiçoamento.

A produtora sempre esteve voltada às questões culturais do município mediando e envolvendo toda a classe artística por reconhecer a ARTE como ferramenta capaz de grandes transformações sociais.

Dona de uma personalidade marcante, por onde passa deixa uma forma muito particular de atuação.

A MOSTRA DE CINEMA INFANTIL surgiu por conta de Idmara defender o conceito de que a CULTURA tem que ser democratizada e chegar nos lugares mais afastados dos grandes centros urbanos.

A ARTE CINEMATOGRÁFICA é mais do que uma expressão cultural. Ela tem o poder de encantar, emocionar, fazer o indivíduo refletir sobre a sociedade, a realidade e também sobre nossas atividades diárias por meio das mais diversas interpretações, ultrapassando as fronteiras da realidade e promovendo uma vida com mais qualidade.

Em todas as mostras, já realizadas pela produtora, a preocupação com o repertório e toda a infraestrutura do evento é preparada com carinho, antecedência e cuidados, pensando nos menores detalhes.

A escolha dos filmes é sempre estudada, preocupando-se com o conteúdo pedagógico, interativo e etário.

Dessa vez não foi diferente. Idmara Galo caprichou na escolha dos curtas infantis de animação, levando aos estudantes conteúdos reflexivos, divertidos e que prometem mexer com a imaginação de cada criança.

A produtora explica que o objetivo maior do projeto é proporcionar aos alunos um contato prazeroso com o cinema de maneira informal, mas altamente cultural, desenvolvendo o gosto pela cultura e facilitando o contato a ARTE do AUDIOVISUAL que nem sempre é acessível a todos.

O evento terá duas semanas de exibição, de 02 a 17 de maio desse ano, em quatro escolas da zona rural, descentralizando a cultura, fazendo com que não somente os grandes centros sejam favorecidos, mas também as áreas mais afastadas.

A abertura do projeto acontecerá na Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira, com a presença de autoridades e depois segue para mais três - Escola Municipal Emílio Justiniano de Rezende Silva, Paulo Cândido de Figueiredo e José Pinto de Oliveira.

Fora esse projeto desenvolvido pela FAZ CULTURA, Idmara Galo acrescenta que fará muitas realizações culturais até o fim desse ano, pois a ARTE é dinâmica e flui a todo instante.

Para finalizar afirma a produtora que “a ARTE é o maior remédio conta as doenças mais insólitas que são os preconceitos e as armaduras sociais”.

Essa coluna parabeniza Idmara pelas suas conquistas e trajetória nos palcos da CULTURA VARGINHENSE.





Comments


bottom of page