top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 04/04/2024



ABRIL LITERÁRIO


Abril, princípio de outono.
Época em que as folhas mais antigas caem e deixam-se formar um tapete de renovações.

Tempo ameno e propício para reflexões e, quando penso em refletir, logo aparece próximo a mim um livro... Talvez repleto de letras ou então com folhas em branco, convidando-nos a escrever nosso cotidiano, listar nossos desejos, ampliar nossos sonhos, palpar nossas imaterialidades.

Abril é um tempo especial, pois traz consigo datas também especiais.
Após o dia da mentira, surgem, em abundância, datas que nos convidam a procurar uma boa leitura, mergulhar nas páginas das palavras que, quando se emaranham, vão proporcionando a todos um tecido infinito de histórias reais ou irreais, mas que tocam a nossa alma e nos conduz as mais belas viagens.

02/04 - Dia Internacional do Livro Infantil - essa data foi escolhida para comemorar o aniversário de um dos maiores escritores da Literatura Infantil - Hans Christian Andersen.

09/04 - Dia Nacional da Biblioteca.
Data instituída pelo Decreto nº 84.631 como forma de incentivar a leitura e valorizar a cultura do nosso país.

18/04 - Dia Nacional do Livro Infantil e Dia Nacional do Autor e do Escritor.
Vale lembrar que o dia Nacional do Livro Infantil foi sancionado pela Lei nº 10.402 que oficializou o dia 18 de abril como uma data a ser comemorada anualmente em homenagem ao dia de nascimento do escritor Monteiro Lobato.

23/04 - Dia Internacional do Livro e do Direito de Autor.

A data surgiu na Catalunha, onde tradicionalmente, aquele que compra um livro ganha uma rosa.
Em 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), determina o dia 23 de abril como o dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, a fim de estimular o gosto pela leitura e promover o livro como um instrumento fundamental de disseminação da educação, da ciência, da cultura, da informação e da comunicação pelo mundo.

26/04 - Dia da Propriedade Intelectual.

O dia visa fomentar o papel da propriedade intelectual na comunidade científica e viabilizar a importância da entidade para a criação, inovação e desenvolvimento sócio econômico. A data faz menção ao dia em que o Tratado Internacional que criou a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) entrou em vigor, em 26 de abril de 1970.”

Informações enciclopédicas à parte, costumo dizer que quem gosta de ler e carrega um livro consigo nunca estará sozinho e sempre terá um amigo para dialogar.

Apesar da leitura ser um ato solitário, quem lê está rodeado de companhias, as mais interessantes, as mais diversas, as mais pertinentes...

Quem nunca se pegou proseando com um personagem? Quem nunca se atreveu a mudar o destino do vilão, a aparência da mocinha...? Quem nunca sonhou com um final feliz dizendo bem baixinho: “esse final foi feito para mim...?
A leitura nos faz alçar voos sucessivos, ampliando os horizontes da realidade e de tudo aquilo que está fora dela.

Ler é sonhar duas vezes; é ser herói, mocinho, bandido, aventureiro.
Diante desse mês que nos faz um grande convite à leitura e também à escrita, a BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VARGINHA preparou atividades deliciosas para todos aqueles que gostam de LITERATURA.

Dia 12/04 às 19h, nas dependências do Museu Municipal de Varginha, acontecerá uma NOITE LITERÁRIA.

O convite foi feito pela Bibliotecária Eliana Costa que disse: “O objetivo do evento é reunir todas as pessoas que se interessam pelo mundo da leitura e da escrita e conta com o apoio da Fundação Cultural e da direção do Museu.”

Estarão presentes entidades que promovem LITERATURA, propiciando momentos de troca de experiências, incentivo e estímulo à LEITURA e ESCRITA. É gratuito e todos são convidados a ter um contato com poetas, escritores, clubes de leituras, associações, academias, podendo ampliar as possibilidades de ter um outro olhar sobre a cultura de ler e escrever.

A biblioteca da cidade possui uma sala com obras exclusivas de autores Varginhenses – a SALA CÍCERO ACAIABA, que além de ser uma homenagem a um grande escritor, preserva toda a memoria local relacionada à LITERATURA.
A APESUL- Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas, como é fã número um de todos os gêneros literários, com toda certeza estará presente, sabendo que poderá contribuir com esse momento cultural varginhense.





Comentários


bottom of page