top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 05/09/2024



PRIMEIRO SIMPÓSIO SUL-MINEIRO DE LITERATURA



Por meio da LPG – Lei Paulo Gustavo, que possibilitou que muitas associações e artistas do Audiovisual e Demais Áreas pudessem promover cultura no nosso país inteiro, a APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas, Ponto de Cultura certificado pelo Minc – Ministério da Cultura, produz o PRIMEIRO SIMPÓSIO SUL-MINEIRO DE LITERATURA, com o objetivo de enaltecer e difundir a ARTE LITERÁRIA dentro e fora de Varginha.
Serão dois dias repletos de atividades culturais.

O evento envolverá academias de letras, artistas, produtores culturais, músicos, palestrantes da nossa cidade, dos municípios sul-mineiros, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Com uma abordagem acessível e absolutamente inclusiva, o evento é aberto e gratuito a todos aqueles que são admiradores e interessado na ARTE DAS LETRAS.

O Simpósio acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, no VIA GARDEN VARGINHA HOTEL.
Maiores informações e detalhes serão publicados ao logo das próximas semanas, nessa COLUNA CULTURAL.

A APESUL, também por meio da LPG MUNICIPAL, em breve lançará sua ANTOLOGIA POÉTICA que conta com quase 50 poetas varginhenses.

As produções enviadas à associação estão sendo analisadas por uma curadoria e a seguir passará por todo um processo editorial que terá o selo da Editora Starling.

São muitos os envolvidos e entusiastas literários atuantes na APESUL.

Hoje contamos com quase 200 escritores de Varginha, de todas as MINAS GERAIS e fora dela.
As atividades da associação são periódicas, sempre agregando escritores de todas as idades e gêneros literários e ocorrem de maneira livre, interativa, através dos nossos Saraus e ENTARDECERES LITERÁRIOS, de forma itinerante, nas dependências do Museu Municipal, Sarau da Dona Wilma, Kapeh Cafeteria, Serafim - Adega e Cafeteria e casas de amigos que gentilmente abrem suas portas para deixar a poesia entrar.

São atividades regadas com letras que se entrelaçam e vão formando um caminho repleto de ideias e possibilidades, onde cada autor vai desvendando o seu mundo e oferecendo ao outro; assim vamos tecendo memórias locais e atemporais, numa catarse tão necessária e saudável, onde feridas se fecham e deixam belas cicatrizes tatuadas em palavras.


No último dia 31, na casa da querida amiga, a arquiteta Ramsine Kézia, a APESUL encerrou o mês de agosto e abriu o mês de setembro espalhando poemas e contos em declamações acompanhadas de mesa farta, num jardim aconchegante com direito a um maravilhoso entardecer e, como a prosa se arrastou até o anoitecer, luzes de velas iluminaram essa celebração literária que somente as almas mais sensíveis podem compreender em sentimentos e emoções.

Essa é a APESUL, que devagarinho e bem de mansinho vai colocando os pés na estrada, mostrando que a ARTE, muitas vezes solitária, de escrever, é uma ponte que promove saúde, descobre amigos, aumenta os laços e faz com que, nessa caminhada cheia de companheiros e acompanhantes a gente se descubra, se desbrave e se autoconheça, cada vez mais.


Коментарі


bottom of page