top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 06/03/2025





TRAJETÓRIA CULTURAL (9)
GUSTAVO UCHÔAS GUIMARAES

Gustavo Uchôas Guimarães nasceu em Itanhandu, Sul de Minas.
Desde muito cedo desenvolveu o gosto pelos estudos e de se envolver com atividades culturais.
Aos 16 anos tive um poema aprovado numa coletânea, publicada por um concurso literário nacional da FIAT.
Morou em Campanha e aos 18 anos iniciou estudos para ser padre e, nesse ambiente religioso, na medida do possível, se envolvia com as atividades culturais da cidade.
Gustavo tem uma formação acadêmica sólida. Formado em Normal Superior, História e Sociologia, além de duas pós-graduações e um mestrado (Ciências da Educação, pela Universidad Del Sol, Paraguai).
Foi em um dos muitos cursos de extensão que conheceu a belíssima São João Del Rei e começou a pesquisar a História Indígena da região do Rio Verde, iniciando por Virgínia e depois estendendo a outras localidades.
Em 2009, chegou em Varginha, onde conheceu Marieli, com quem se casou em 2011 e tem um filho, Alexandre, de 8 anos.
Em 2019, começou a trajetória de publicações, com o livro "Histórias e Culturas Indígenas na Mantiqueira e Vale do Rio Verde", tendo o impulso, da então recém-criada APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas, da qual, orgulhosamente, é vice-presidente. De 2019 para cá, suas produções literárias têm sido intensas, tanto na área técnica quanto nos demais gêneros literários.
- 4 livros em formato físico de sua autoria, sendo um coautoral;
- 8 livros em formato digital;
- 5 capítulos em livros organizados por pesquisadores;
- 9 artigos publicados em revistas acadêmicas ou anais de eventos acadêmicos (inclui 2 artigos em coautoria);
- Participação em 5 antologias poéticas e 1 antologia de contos.
Escreve obras técnicas nas áreas de História e Educação, mas também poemas.
Além das obras já publicadas, algumas estão por vir.
Tem 3 livros prontos: um sairá como e-book em março, como parte da sua campanha para prosseguir os estudos de doutorado (Ciências da Educação, pela Universidad Del Sol, Paraguai); um sairá em formato físico, com lançamento previsto para maio; e um está indefinido quanto a formato e data de lançamento.
Como professor de História, atua em duas escolas estaduais de Elói Mendes.
Nosso amigo Gustavo tem quase duas décadas de experiência como educador, tanto em escolas privadas quanto em escolas públicas estaduais, municipais e tecnológicas, atuando como professor nas áreas de História, Arte, Geografia, Sociologia, Informática, Ensino Religioso, Biblioteca, Pesquisa e Intervenção, Tutoria e Humanidades e Ciências Sociais, em 6 cidades diferentes (Itanhandu, Passa Quatro, Pouso Alto, Itamonte, Varginha e Elói Mendes).
A atuação literária e cultural lhe abriu algumas portas importantes: além de vice-presidente da APESUL, é membro da AVLAC -Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências; da Academia Caxambuense de Letras; Grupo Prosa e Verso; Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Minas e do Instituto Genealógico Sul-Mineiro.
Também foi um dos responsáveis, junto com o ambientalista Ronipeterson Landim Costa, pelo projeto que originou o Dia Municipal do Rio Verde, em lei aprovada pelos municípios de Varginha, Elói Mendes, São Sebastião do Rio Verde e Pouso Alto.
É membro atuante da Renovação Carismática Católica (RCC), onde faz parte da equipe de serviço de um grupo de oração (Filhos de Maria) e como membro dos Ministérios de Formação e de Pregação.
E para nosso orgulho e da APESUL, seu filho, Alexandre, é nosso Mascotinho, também escritor, com livro publicado, pela Estante Mágica.
Essa família vai longe!

2 comentários


Expedito Dias
Expedito Dias
07 de mar.

Malu, sinto-me orgulhoso de que tenha aberto este espaço que valoriza quem faz cultura e eleva o nome de Varginha com o que faz. Devo portanto parabenizar duplamente... pelas escolhas também! E digo é o espaço de divulgação que faltava. Em pouco tempo esta sua coluna já épassou a ser aguardada por aqueles que buscam informações sobre cultura nos seus múltiplos aspectos. Falar do Gustavo é sempre bom e fácil, pois tem muito a mostrar. Gustavo não descansa e sempre busca se aperfeiçoar no que faz e nós que convivemos com ele na APESUL sabemos do seu valor. Temos sempre muita a coisa para prosear quando nos encontramos,eu como jornalista e ele como historiador. E acima de tudo é um…

Curtir

Gustavo Uchoas
Gustavo Uchoas
07 de mar.

Obrigado, Malu, pelo carinho e pelo espaço que você abre aos artistas de nossa cidade e região!

Curtir

Gazeta de Varginha

bottom of page