Muitos podem não saber, mas Varginha é uma cidade que possui um nicho de grandes escritores; a maioria deles autores de várias obras publicadas dentro da formalidade, ou seja por editoras que registram e catalogam os títulos na Biblioteca Nacional e na Câmara Brasileira do Livro.
A APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de3 Minas, ao longo dos seus seis anos de existência, tem incentivado incansavelmente todos aqueles que desejam publicar suas produções intelectuais em todos os gêneros literários.
Com um grupo de 110 escritores da nossa cidade e de vários lugares do Sul de Minas e também de outros estados, mais de 300 obras ganharam vidas nos moldes eletrônicos e impressos.
Mas hoje falaremos de uma escritora em especial e muito querida do nosso município e nos meios Literários - Carmem Vieira Brandão.
Carmem Brandão é mineira de Timóteo, mas viveu a maior parte da sua vida em Varginha.
Professora de Língua Portuguesa e Literatura, teve a oportunidade de acompanhar muitos fatos sobre a aparição do ET, que ficou famoso no mundo todo.
Com um olhar místico e espiritual que sempre teve, a escritora escreveu obras sempre voltadas à essa linha de pensamentos.
Carmem também preocupa-se muito com o meio ambiente, portanto seus livros abordam conteúdos que predispõem o público infantil e infantojuvenil a aprenderem a proteger o planeta.
Dona de várias obras maravilhosas, seu mais novo lançamento não poderia ser diferente – LÍVIA E O GATO EXTRATERRESTE.
O livro conta a história divertida, mas cheia de ensinamentos, de uma menina, Lívia, que encontra um gato extraterrestre e junto dele faz viagens incríveis por vários lugares de Varginha, mostrando para os leitores as possibilidades de vida fora da terra; apresenta zoológicos, parques, praças e o Memorial do ET com uma didática muito bem elaborada.
A obra aborda também sentimentos e valores que devem ser trabalhados desde a mais tenra idade, como: amor, caridade, respeito, amizade por todas as criaturas vivas.
Para as crianças que ainda não conhecem muitos espaços da cidade com riqueza de detalhes é uma oportunidade maravilhosa de adquirir um exemplar.
Assuntos pertinentes e super atuais que a escritora trata de maneira imaginativa e cheia de ternura.
Além de escrever com responsabilidade e conhecimentos educacionais, a escritora é acadêmica da AVLAC – Academia Varginhense de Letras Artes e Ciências, membro atuante da APESUL e ama estar presente em Feiras Literárias divulgando seu trabalho por acreditar que por meio das histórias, da leitura lida ou intermediada por terceiros, os jovens leitores conseguem obter experiências que podem ser aplicadas no cotidiano.
Ainda tem por premissa que, incentivar a LEITURA é proporcionar, ainda que futuramente, uma sociedade com indivíduos mais autônomos, criativos e sadios.
Quem LÊ expande seus horizontes, encontra infinitas possibilidades e aumenta mundos dentro de si com mais pontes e menos fronteiras.
A APESUL aplaude Carmem Brandão por mais um livro que tem por objetivo encantar e proporcionar momentos leves de leitura prazerosa... E de qualidade.
Comments