Coluna Arte e Cultura em Ação - 13/02/2025
- gazetadevarginhasi
- 13 de fev.
- 3 min de leitura

AUTOR VARGINHENSE LANÇA SEU QUINTO LIVRO DE POESIA
Escrever tem sido o sonho de muitas pessoas e, com o acesso tecnológico, muitos escritores têm despontado, se atrevido e realizado seus desejos de publicações.
Independente das Leis de Incentivo à Cultura, que muito pouco se preocupam com a produção da escrita e da leitura, os escritores continuam acreditando na mudança de comportamento e desbravando caminhos para alcançarem potenciais leitores.
Sábado passado 08/02, Gustavo Marangão, jornalista e escritor, lançou seu quinto livro de poesia – NÉCTAR DE ROSAS – poesias voltadas para a beleza e enaltecimento do ser feminino.
O autor, com muita sensibilidade, fala da mulher e do seu universo, transcrevendo, em versos, sentimentos e emoções, compondo uma obra profunda, abordando dores, angústias, amores, prazeres e outras revelações sobre aquela que é a rosa da criação.
O lançamento aconteceu no espaço DOM VICENTE – Restaurante e Cafeteria, onde vem sendo realizados os ‘ENTARDECERES LITERÁRIOS” da APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas e, estiveram presentes familiares e amigos do escritor.
A LITERATURA é um dos segmentos artísticos mais solitário e difícil de projetar.
Atualmente, os leitores, cada vez mais escassos, diante de um mundo repleto de excessos de informações, têm aderido aos formatos de leituras digitais, então, o desafio de publicar e potencializar um livro físico, tem aumentado a cada dia.
Mas os escritores independentes têm mostrado que são resistentes e continuam publicando suas obras com a esperança de que o quadro literário mudará em algum momento.
É importante ressaltar que a LITERATURA continua e, perpetuará, pois faz parte da cadeia dos movimentos culturais, porém atualmente ela é mais reverenciada nos meios midiáticos, nas mãos de YouTubers e Influencers que dominam o mercado propagando, geralmente, autores renomados e estrangeiros.
Um livro, depois que sai de uma editora, após ser impresso, chega ao mercado de três formas:
- Com um alto investimento, por parte do escritor, para que sua obra seja divulgada e, geralmente não é;
- Pelas mãos do próprio autor que se responsabiliza totalmente pela distribuição e venda de sua obra;
- Ou pelos arquivos das obras que ficam nas mãos do setor editorial, colocando em suas plataformas de vendas e, em sua maioria, nunca dividindo os lucros obtidos, com os autores, que não têm como controlar o comércio de seus livros junto às editoras.
O mecanismo LITERÁRIO é complexo. Seus valores são altíssimos e os embates constantes pela desvantagem que os autores têm em relação à distribuição das editoras.
Muitos escritores investem porque são realmente apaixonados por aquilo que fazem e o objetivo maior é: não deixar a escrita e os livros desaparecerem.
Num mundo onde bibliotecas são fechadas, onde desde os mais remotos tempos bibliotecas eram incendiadas, podemos acreditar na seguinte teoria – a leitura é transformadora e alimenta a autonomia e a formação de opinião daqueles que fazem uso dela, abrindo seus horizontes e a postura crítica e, tudo o que causa ameaça ao sistema, nas mãos de administradores públicos, deve ser cortado até a raiz, sendo absolutamente erradicado.
Todavia, para Gustavo Marangão e, muitos outros escritores varginhenses, a LITERATURA resistirá, e obras de excelente qualidade continuarão a ser publicadas, ainda que sejam difundidas, adquiridas e consideradas arte somente para o meio daqueles que as escrevem.
SUCESSO e PARABÉNS ao amigo Marangão e, que, muitos outros livros cheguem até nós, promovendo sempre um espaço saudável, interativo e reflexivo, como vem sendo nossos encontros e lançamentos.


Commentaires