top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 20/03/2025

  • gazetadevarginhasi
  • 20 de mar.
  • 3 min de leitura


LANÇAMENTO DE LIVRO DA ESCRITORA LUCIANE MADRID CESAR
São outros 50 - parte II
A leveza continua...

O livro “São outros 50 - parte II” de Luciane Madrid Cesar, continua a deliciosa jornada pelo cotidiano da autora e seu convite ao leitor para um olhar mais amoroso à vida. As crônicas e outros textos falam de relações humanas, tecnologia, sentimentos, autocuidado, filhos... Assuntos que permeiam nosso dia a dia e que carregam situações muitas vezes comuns a todos nós. O objetivo é dizer ao leitor: “você não está sozinho nessa!”. Ou trazer-lhe uma visão diferente sobre um mesmo tema - como uma conversa à mesa de café num sábado à tarde.
Lu, uma paulistana que já é, praticamente, mineira.
Mora no Sul de Minas desde seus 18 anos, onde formou-se em Letras (Unincor Três Corações), teve sua vida profissional (é aposentada da Caixa), constituiu família e mora em Varginha desde 2000 e atualmente se dedica, em tempo integral, à escrita e à literatura.
Passou a infância em meio a arte, pois o seu avô, Zequinha Cesar, era poeta, cronista, diretor de teatro amador e o pai, Raul Cesar, era músico, radialista (além de locutor criava e atuava em novelas de rádio), poeta, pintor e compositor. Assim, seus primeiros poemas datam de seus 10 anos de idade.
Escreveu, durante toda a vida, participando de concursos de contos e poesias Brasil afora.
Com o trabalho, as filhas, a vida, era o que conseguia fazer.
Quando se aposentou, filhas adultas e independentes, passou a se dedicar ao objetivo de ser, efetivamente, escritora.
Já publicou o livro de contos “O velório e outras histórias”, o de crônicas “São outros 50” e três infantis: “Gato Camaleão”, “A prima fina” e “O feitiço de Azaz”.
Escreve para a revista eletrônica “Escritor Brasileiro” e colabora com a coluna Agenda 21 do jornal Gazeta de Varginha”.
Luciane é mediadora do Leia Mulheres Varginha e do Clube de leitura da AFESMIL- Academia Feminina Sul-Mineira de Letras; membro da APESUL - Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas; acadêmica da AVLAC - Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências.
Além da literatura, milita na área de meio ambiente, sendo Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil e voluntária no Coletivo Varginha Lixo Zero.
Tenho prazer em falar da Luciane porque gosto da sua presença, porque é uma amiga afetuosa e porque comungamos de muitos gostares parecidos – um deles, as palavras...
Mulher determinada, independente e acima de tudo sensível, quando escreveu a primeira parte do livro SÃO OUTROS 50, mostrou-nos que a vida pede responsabilidades e comprometimentos, porém tudo pode ser feito por meio de levezas, sutilezas e sorrisos, mesmo em tempos mais áridos.
Na segunda parte de SÃO OUTROS 50 ela mantém a linha anterior e já, na primeira crônica, me fez rir e lembrar-me dos tempos de novenas, onde as crianças acompanhavam os adultos nas casas dos amigos para rezar.
Ah! Rir das brejeirices da vida, dos tempos mais cheios de presenças humanas e boas histórias nos faz realmente tomar as rédeas das levezas saudáveis, onde o tempo corria mais lento e sem a necessidade de urgências ou emergências.
A escritora lança o livro no Espaço Cultural DOM VICENTE – Restaurante e Cafeteria, dia 22/02/25, às 10h, com a música deliciosa de Tiago Pessoas e Thiago Rosas.
O Espaço DOM VICENTE fica na Avenida Princesa do Sul, 207, Jardim Andere e tem sido um grande parceiro cultural do município, abrindo portas para artistas de Varginha e de vários outros lugares.
Desejo à Luciane Madrid Cesar muito sucesso na segunda parte de SÃO OUTROS 50 e que, seja tão leve e gostosa de ler quanto foi a primeira.


Comentarios


Gazeta de Varginha

bottom of page