top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 21/03/2024



TRAJETORIA CULTURAL


Há pessoas que vieram nessa vida para mostrar a que vieram.
Russilvânia Gallo é uma dessas pessoas.


Paulistana de nascimento, mudou-se para Varginha em 1976 e, desde então, começou seu caminho de grandes feitos.

Sua formação acadêmica teve início em São Paulo; em Varginha, concluiu sua licenciatura formando-se em Pedagogia, pela Faculdade de Ciências, Letras e Filosofia, não mais parando de acrescentar ao seu currículo os mais diversos cursos de aprimoramento, principalmente nas áreas da Arte e da Cultura.

Lecionou nas redes públicas e particulares de ensino do município por mais de três décadas, sempre apresentando uma didática a frente do seu tempo.
Dona de um dinamismo nato, fez parte do Conselho Municipal da Mulher e também atuou como professora de Artes nas gestões de Dizon Melo e Antonio Silva, no Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente.

Foi fundadora e coordenadora da “Encenação da Paixão de Cristo” e do “Presépio ao Vivo”, com os desfiles das Companhias de Santos Reis, no Município de Varginha, desde 1984 até 2000.

Encenou grandes clássicos teatrais como: Homens de Papel, Irmã, Essa Mulher é Minha, O Vampiro do Século XX, Natal da Esquina, Chapeuzinho Vermelho, Zoró e o Caso da Pérola, no Theatro Municipal Capitólio, sendo premiada em muitos festivais e recebendo títulos de melhor atriz no Estado de Minas Gerais.

Sem cercanias na alma e aberta a todas as formas de atuação, ultrapassa o espaço da ARTE e também estende suas atividades culturais aos meios socias.
Em 1987 fundou o Grupo Maranatha de Art’ Global, associação que atende 250 famílias cadastradas e há mais de 40 anos realiza o “Projeto Natal Solidário”, doando brinquedos a mais de 1.500 crianças e adolescentes, na manhã do dia 24 de dezembro, no qual há 3 anos consecutivos recebe o Prêmio Assis Chateubriand por ser uma das 10 instituições a ter um dos maiores projetos de grande relevância na área assistencial no Estado de Minas Gerais.

Com uma atuação verdadeira, séria e imprescindível, hoje recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Varginha para a construção da sede do Grupo Maranatha de Art’ Global que passará a ser Associação Artística e Assistencial Russilvânia Gallo.

Esse ano, coroando todo seu trabalho com as culturas tradicionais e populares, recebeu o PRÊMIO MESTRA DA CULTURA, pelo Governo de Minas Gerais.
No vigor absoluto dos seus 81 anos, também é acadêmica da AVLAC- Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, participando das atividades de maneira efetiva.

Podemos dizer que Russilvânia Gallo é uma referência CULTURAL dentro e fora do nosso município.

Mulher de personalidade forte, mas dona de uma sabedoria imensa e serenidade inabalável, é fonte de inspiração para grande parte dos artistas, lembrando que muitos profissionais da área cultural de Varginha, que atuam até hoje, passaram pelas mãos dessa senhora que muito contribuiu e continua contribuindo no setor artístico e cultural, pois um dos maiores objetivos da associação que preside, é elevar o desenvolvimento das atividades culturais dentro e fora da cidade.

Já dizia Albert Camus; “Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro.”

Essa coluna aplaude longamente a trajetória magnífica dessa estrela que brilha dentro desse ser humano maravilhoso que é Russilvânia Gallo.
Suas criações são mais que autênticas, cuja amplitude é uma marca indelével no cenário artístico, cultural e assistencial de Varginha.



3件のコメント


adriene. escritora
adriene. escritora
3月28日

Só podemos agradecer à d. Russilvânia pelo seu amplo trabalho pela educação, arte e cultura! Felicidades!

いいね!

Luciane Madrid Cesar
Luciane Madrid Cesar
3月21日

Que maravilha! Mulher de valor inestimável para a cultura e a sociedade. Obrigada, Malu, por nos trazer detalhes do trabalho e das premiações de D. Russilvania. Uma inspiração para todos nós

いいね!
Madame Pink
Madame Pink
3月21日
返信先

Realmente, Lu, há pessoas que nos inspiram. Grata pelo carinho!

いいね!
bottom of page