Coluna Arte e Cultura em Ação - 21/03/2024
- Elisa Ribeiro
- 21 de mar. de 2024
- 3 min de leitura

TRAJETORIA CULTURAL
Há pessoas que vieram nessa vida para mostrar a que vieram.
Russilvânia Gallo é uma dessas pessoas.
Paulistana de nascimento, mudou-se para Varginha em 1976 e, desde então, começou seu caminho de grandes feitos.
Sua formação acadêmica teve início em São Paulo; em Varginha, concluiu sua licenciatura formando-se em Pedagogia, pela Faculdade de Ciências, Letras e Filosofia, não mais parando de acrescentar ao seu currículo os mais diversos cursos de aprimoramento, principalmente nas áreas da Arte e da Cultura.
Lecionou nas redes públicas e particulares de ensino do município por mais de três décadas, sempre apresentando uma didática a frente do seu tempo.
Dona de um dinamismo nato, fez parte do Conselho Municipal da Mulher e também atuou como professora de Artes nas gestões de Dizon Melo e Antonio Silva, no Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente.
Foi fundadora e coordenadora da “Encenação da Paixão de Cristo” e do “Presépio ao Vivo”, com os desfiles das Companhias de Santos Reis, no Município de Varginha, desde 1984 até 2000.
Encenou grandes clássicos teatrais como: Homens de Papel, Irmã, Essa Mulher é Minha, O Vampiro do Século XX, Natal da Esquina, Chapeuzinho Vermelho, Zoró e o Caso da Pérola, no Theatro Municipal Capitólio, sendo premiada em muitos festivais e recebendo títulos de melhor atriz no Estado de Minas Gerais.
Sem cercanias na alma e aberta a todas as formas de atuação, ultrapassa o espaço da ARTE e também estende suas atividades culturais aos meios socias.
Em 1987 fundou o Grupo Maranatha de Art’ Global, associação que atende 250 famílias cadastradas e há mais de 40 anos realiza o “Projeto Natal Solidário”, doando brinquedos a mais de 1.500 crianças e adolescentes, na manhã do dia 24 de dezembro, no qual há 3 anos consecutivos recebe o Prêmio Assis Chateubriand por ser uma das 10 instituições a ter um dos maiores projetos de grande relevância na área assistencial no Estado de Minas Gerais.
Com uma atuação verdadeira, séria e imprescindível, hoje recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Varginha para a construção da sede do Grupo Maranatha de Art’ Global que passará a ser Associação Artística e Assistencial Russilvânia Gallo.
Esse ano, coroando todo seu trabalho com as culturas tradicionais e populares, recebeu o PRÊMIO MESTRA DA CULTURA, pelo Governo de Minas Gerais.
No vigor absoluto dos seus 81 anos, também é acadêmica da AVLAC- Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, participando das atividades de maneira efetiva.
Podemos dizer que Russilvânia Gallo é uma referência CULTURAL dentro e fora do nosso município.
Mulher de personalidade forte, mas dona de uma sabedoria imensa e serenidade inabalável, é fonte de inspiração para grande parte dos artistas, lembrando que muitos profissionais da área cultural de Varginha, que atuam até hoje, passaram pelas mãos dessa senhora que muito contribuiu e continua contribuindo no setor artístico e cultural, pois um dos maiores objetivos da associação que preside, é elevar o desenvolvimento das atividades culturais dentro e fora da cidade.
Já dizia Albert Camus; “Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro.”
Essa coluna aplaude longamente a trajetória magnífica dessa estrela que brilha dentro desse ser humano maravilhoso que é Russilvânia Gallo.
Suas criações são mais que autênticas, cuja amplitude é uma marca indelével no cenário artístico, cultural e assistencial de Varginha.

Só podemos agradecer à d. Russilvânia pelo seu amplo trabalho pela educação, arte e cultura! Felicidades!
Que maravilha! Mulher de valor inestimável para a cultura e a sociedade. Obrigada, Malu, por nos trazer detalhes do trabalho e das premiações de D. Russilvania. Uma inspiração para todos nós