top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Fatos e Versões com Rodrigo Silva Fernandes 13/05/2026

  • 13 de mai.
  • 7 min de leitura
RODRIGO SILVA FERNANDES é advogado e articulista político da Gazeta escreve as quartas e sextas. Email: Rs.fernandes@fiemg.com.br
RODRIGO SILVA FERNANDES é advogado e articulista político da Gazeta escreve as quartas e sextas. Email: Rs.fernandes@fiemg.com.br
Férias curtas...
Na semana passada não tivemos a Coluna Fatos e Versões, embora exista torcida pelo fim ou censura da Coluna, o que tivemos foi um pequeno e merecido descanso! Mas nestes últimos dias diversos fatos agitaram o mundo político local, muitos deles já previstos e noticiados pela Coluna, como a mudança no primeiro escalão com a saída e nomeação de pessoas importantes no tabuleiro do governo. Quanto as ingerências para tentar calar a Coluna, digam aos incomodados que continuo aqui, e com o mesmo número de telefone, para aqueles que tiverem coragem de agendar conversa olho no olho!

Dança das cadeiras
Indo direto ao assunto, pois todos já sabem da (já anunciada e esperada) exoneração de Carlos Honório Ottoni Junior (Honorinho) da Secretaria Municipal de Governo, o que não se sabe é qual o desdobramento deste desligamento esperado? Honorinho era visto como “corpo estranho no Governo Ciacci desde a briga entre Verdi e o atual prefeito”. Mantido no cargo até então por tudo que “sabe e fez”, todos aguardam o momento em que Honorinho vai contar “o caminho das pedras, ou do dinheiro”! Nos bastidores, a exoneração de Honorinho teria sido vista como uma “declaração de guerra de Ciacci a Verdi, mas na verdade não é bem assim, pois Verdi não quer briga, neste momento!” Honorinho já falou com integrantes da oposição, com quem mantem contato direto e aberto, bem como nomes da imprensa (livre ainda sobrevivente na cidade). Pelo que se mapeia, Honorinho tem dado “dicas valiosas, mas ainda sem apresentar provas ou documentos. Mas para quem sabe investigar, apontar o caminho e dar nomes já é um bom começo de prospecção”. O jogo foi jogado no lado de Ciacci com a prometida dispensa de Honorinho, a espera agora é saber se o ex-secretário quer mesmo falar e provar tudo que sabe, se é que pode! Afinal, para os “mais maldosos, se Honorinho derrubar o Castelo de Cartas do Governo Ciacci, muitos escombros podem cair sobre sua própria cabeça”.

Dança das cadeiras – 02
No lugar de Honorinho foi nomeado o ex-diretor geral da Câmara, Lourival Donizete de Oliveira, nome forte de confiança de Ciacci. Não se enganem, Lourival não é menos competente e eficiente que Honorinho, o que existe são “metodologias diferentes de trabalho entre os dois, que são reconhecidos pela estratégia. Enquanto Honorinho é mais duro nas negociações e articula nas esferas mais altas, Lourival é mais habilidosa nas negociações, evitando confrontos e articula pelas bordas”. A Secretaria Municipal de Governo, que antes tinha Honorinho e agora tem Lourival, tem como sua missão principal o relacionamento com o Legislativo. E Lourival conhece bem cada um dos vereadores, tem informações completas de cada um, pois foi diretor geral da Casa de Leis. Ademais, o novo secretário de Governo também conhece a máquina pública e o “mapeamento das indicações de cada um dos aliados, sobretudo, da base legislativa”. Pelo que se sabe, foi dada “caneta com tinta para que Lourival resolva os problemas do Governo no Legislativo e em outras áreas importantes para recuperar a imagem do Governo Ciacci, que vem afundando na percepção do eleitorado”. A missão primeira de Lourival é tentar neutralizar os “efeitos do desligamento de Honorinho, até aqui parece que vem dando certo, pois “nenhum dos segredos vazaram... ainda”.

Dança das Cadeiras – 03
A saída de Honorinho da Secretaria de Governo já era esperada, era apenas uma questão de “coragem do chefe do Executivo”! Já a saída do Secretário Municipal de Administração, Roberto Ribeiro é uma novidade recente. Embora Roberto Ribeiro fosse próximo do prefeito, já possuía muitos desafetos dentro do Governo, além de alto desgaste na oposição no Legislativo. Sem falar que Roberto Ribeiro, nos bastidores era visto como responsável por algumas “patetadas financeiras” que beneficiaram uma rádio da região com ligações a um de seus familiares, além disso, Ribeiro também é visto como o articulador do vazamento seletivo de informações e campanha negativa contra o ex-secretário Honorinho, que era constantemente atacado por um ex-detento e agora “influenciador digital”. Nos bastidores, Roberto Ribeiro seria a “mão de Ciacci para fazer o que não se pode publicar”! A dispensa de Roberto Ribeiro não era esperada, mas foi necessária para evitar mais desgastes futuros ao Governo que viu “o escândalo chegar perto demais de Ribeiro a ponto de comprometer seu ex-chefe e os pedidos feitos no passado”. Não se acredita que Roberto Ribeiro tenha saído do Governo chateado ou chamuscado, como ocorreu com Honorinho, mesmo porque é bem provável que Ribeiro deve continuar sendo conselheiro e apoiador oculto de Ciacci. Mas é certo que Roberto Ribeiro e todos os seus atos enquanto no Governo serão “passados a limpo pela oposição e pelos ainda apoiadores infiltrados de Verdi no atual Governo Ciacci”.

Dança das Cadeiras – 04
Outro nome que chega ao primeiro escalão é Henrique Lemes, que vai para a Secretaria Municipal de Esportes. Lemes foi vereador, é amigo do prefeito, mas é visto como “fraco para o primeiro escalão, e terá que mostrar serviço, para provar que mereceu a nomeação”. A mudança na Secretaria de Esportes ocorre por esvaziamento do Governo e desinteresse de muitos em permanecer no primeiro escalão diante de um Governo municipal “insosso e temerário”. O mesmo ocorreu com a Secretaria de Turismo, que também mudou de titularidade recentemente. O Governo Ciacci precisa mostrar serviço e “sair das cordas, dar força e liberdade para que seus secretários mostrem serviço, pelo menos aqueles que tem vontade e competência (por sorte a maioria). A expectativa de Ciacci é que o foco do eleitor na eleição estadual possa dar ao Governo Municipal o tempo necessário para se rearrumar, e dar entregas de obras e ações para a sociedade no final do segundo semestre de 2026. A cobrança é grande e deve aumentar depois das eleições, e os articuladores políticos sabem disso!

Pedágio na Fernão Dias tem aumento de 23,33%
Após a assinatura do contrato com a Motiva, nova concessionária da Rodovia Fernão Dias, o pedágio da (BR-381) subiu para R$ 3,70. O novo valor começou a ser cobrado às 0h da terça-feira (12/05) em oito praças localizadas no trecho que liga São Paulo a Belo Horizonte, totalizando 562,1 quilômetros de extensão. O aumento entre agosto de 2025 e maio de 2026 gira em torno de 23,33%, saltando de R$3,00 para R$ 3,70 valor bem maior que a inflação do período, o que tem gerado forte insatisfação entre usuários frequentes da rodovia. Motoristas e associações de transportadores criticaram duramente o reajuste, classificando-o como abusivo e descolado da realidade econômica. Para muitos, o aumento compromete o planejamento financeiro de quem depende diariamente da Fernão Dias para trabalhar ou escoar produção. Especialistas defendem que os órgãos reguladores revisem os índices aplicados pela nova concessionária, a Motiva, que anunciou os novos valores para as praças de Mairiporã (SP), Vargem (SP), Cambuí (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG), Carmo da Cachoeira (MG), Santo Antônio do Amparo (MG), Carmópolis de Minas (MG) e Itatiaiuçu (MG). Usuários prometem organizar manifestações e cobrar transparência nos critérios que levaram a um reajuste tão superior à inflação do período. Este é mais um presente do governo federal ao povo brasileiro que já paga um IPVA exorbitante.

Pinga Fogo
O escândalo do Banco Master mostrou que o banqueiro Daniel Vorcaro tinha fortes ligações com o presidente do Partido Progressista (PP). As investigações apontam que outros pepistas, inclusive mineiros, podem estar envolvidos na trama! A conferir!

O Governo Ciacci precisa saber que palavra empenhada precisa ser honrada! Do contrário nenhuma de suas construções politicas e apoios vão se manter de pé, pelo contrário, vai é perder sustentação cada vez mais! O recado esta dado!

O vereador Cassio Chiodi é claramente o edil com maior interação com as redes sociais e o maior defensor dos servidores públicos, seu apoio popular vem crescendo a cada dia. Para derrubar Chioddi, o Governo vai precisar brigar com muita gente...

A paralização dos Servidores Públicos Municipais do Magistério no dia 11/05, é um sinal de que os professores não estão contentes com a condução da Secretaria de Educação. A titular da pasta vai ser ouvida na Câmara em breve, aguardem!

Melhorar onde precisa
As últimas mudanças do primeiro escalão do Governo municipal estão atingindo secretarias polêmicas que sempre estiveram envolvidas em casos curiosos. Mas tem secretaria que precisa de mudança e ainda não teve a devida escuta do Governo. E a Coluna dá nome aos bois, trata-se da Secretaria Municipal de Planejamento, que esta muito aquém do que a cidade precisa. Não custa dizer que foi na Secretaria Municipal de Planejamento que foi gestada a nefasta ideia de aumentar o IPTU, com o estudo caríssimo utilizando drones, onde o governo municipal passou a cobrar IPTU por construção de casa de cachorro, galinheiros e garagens. Ademais, o pior desastre causado pela incompetência da Secretaria Municipal de Planejamento são os muitos investimentos travados na pasta por falta de atuação. Há casos de empreendimentos que aguardam por anos pela aprovação da pasta. Outros empreendedores que alegam estarem sendo perseguidos politicamente, sem falar nas “conversas estranhas envolvendo a atuação não convencional e crescimento vertiginoso do patrimônio de pessoas no comando da pasta”. O prefeito Ciacci quer construir um primeiro escalão de eficiência? Deveria se atentar para uma Secretaria Municipal de Planejamento mais eficiente, pois não faltam casos de falta de planejamento pela cidade! Vejam o caso da polêmica obra do Mercado do Produtor que foi construído a peso de ouro e só depois de pronto (e não entregue), descobriu-se não estar adaptado para receber os feirantes! Sem falar na demorada obra de revitalização do Rio Branco, que já virou um elefante Branco! Isso tudo não é falta de Planejamento? Abre o olho!

Boca no Trombone
O diretor da Guarda Municipal já foi chamado para que prestar esclarecimentos acerca de denúncias envolvendo condutas de membros da corporação, incluindo supostos episódios de abuso no uso de veículos oficiais, comportamentos incompatíveis com a função pública e ocorrências recentes que indicam possível desvio de conduta. Não custa lembrar, também, do caso do menino morto com tiro pelas costas, por integrante da Guarda. Será que um dia o comando da Guarda cria coragem para enfrentar os questionamentos?

A população continua pedindo providências sobre os alagamentos recorrentes na Avenida Plínio Salgado, clara falta de planejamento urbano na cidade

Será que sai a construção de rotatória no entroncamento entre a Rua Abraão Cainelli e Rua José Ferreira de Brito? E a implantação de melhorias na sinalização das vias confluentes, no bairro da Vargem?

A oposição já solicitou a instalação de olho vivo em tempo real na recepção das unidades de saúde de pronto atendimento do município. A obra é necessária e justa, mas como veio de edil da oposição, esta na gaveta!

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page