Comércio eletrônico movimentou R$ 196,1 bilhões no Brasil em 2023, aponta relatório
Em 2023, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 196,1 bilhões, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior, conforme divulgado pelo Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Desde 2016, o volume de negócios no e-commerce mais que quintuplicou, partindo de pouco mais de R$ 39 bilhões.
Os estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais concentraram 60% das transações eletrônicas ao longo do ano. Os produtos mais vendidos foram smartphones, que movimentaram R$ 10,3 bilhões, seguidos por livros, televisores, refrigeradores e complementos alimentares. A região Sudeste liderou o cenário de vendas online, representando 73,5% do total, seguida pelo Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
O Mdic e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estão desenvolvendo o projeto E-commerce.BR para aumentar a adesão de pequenos negócios ao comércio online, com previsão de lançamento até o fim do ano.
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