top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Com entrega de obras em Araxá, “Arte nas Águas de Minas” chega à metade de sua primeira edição

Reprodução
Reprodução
Na última sexta-feira, 20/12, o projeto “Arte nas Águas de Minas” comemorou a finalização das pinturas em Araxá, terceira localidade na rota do projeto que tem transformado unidades da Copasa no interior do Estado em galerias de arte urbana. O momento foi marcado por uma solenidade com a presença dos artistas Ramon Martins (SP), convidado da curadoria, e Matheus Black e Marlette Menezes, selecionados por edital local. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela APPA - Cultura & Patrimônio, o projeto é patrocinado pela Copasa e viabilizado pelo Governo Federal - União e Reconstrução, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.
Com a entrega das obras em Araxá, cuja cerimônia também teve a participação de servidores da Copasa, colaboradores da APPA e da população, “Arte nas Águas de Minas” chega à metade de sua primeira edição. De setembro até agora, o projeto também passou por Divinópolis e Contagem, realizando nas três cidades nove painéis de graffiti e muralismo, assinados por dez artistas, que somam ao total cerca de 1.300 metros quadrados de pintura.
Além dos já citados artistas participantes da etapa em Araxá, participaram até agora os goianos Renato Reno e Douglas de Castro, da dupla Bicicleta Sem Freio (em Divinópolis), e a belo-horizontina Juliana Gontijo (em Contagem), pela curadoria; e Mika Ribeiro e William Pinguim (Divinópolis), e Zi Reis e Rafael Lacruz (Contagem), pelas convocatórias locais.
Em 2025, de janeiro a março, o projeto segue para Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabriciano, cidades onde a dinâmica se repete. Em uma unidade da Copasa de cada cidade, um artista nacional convidado da curadoria de Juliana Flores (CURA, Festa da Luz) e dois artistas locais selecionados por convocatória pública produzem trabalhos. As obras são norteadas pelo tema “As águas”, com processos e resultados que misturam arte urbana, conscientização ambiental e desenvolvimento comunitário.
Como também aconteceu na primeira metade do projeto, haverá em cada uma das próximas cidades uma oficina de arte urbana ministrada pelos dois artistas locais selecionados e direcionada a jovens de escolas ou instituições públicas. O edital da próxima cidade, Pouso Alegre, está aberto e as inscrições podem ser feitas até dia 24 de dezembro, pelo site www.appa.art.br. A execução das obras e a oficina na cidade do Sul de Minas serão entre 13 e 24 de janeiro de 2025.

Commenti


Gazeta de Varginha

bottom of page