Conab Suspende Leilão de Arroz Importado
- Elisa Ribeiro
- 21 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Divulgação
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cancelou o leilão de arroz importado que estava agendado para terça-feira, 21, após receber reclamações de produtores que consideravam a medida desnecessária.
O anúncio da suspensão foi feito na segunda-feira, 20, por meio de um comunicado da Conab. O texto informa que uma nova data para o leilão será divulgada oportunamente, sem especificar quando isso ocorrerá. No leilão, seriam vendidas 100 mil toneladas de arroz, quantidade que representa menos de 1% da safra nacional.
A Conab havia anunciado o leilão em resposta às enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção de arroz do país. No entanto, dados da própria Conab indicam que aproximadamente 85% da safra do estado já havia sido colhida antes das enchentes. Segundo estimativas das Associações de Arrozeiros Regionais do Rio Grande do Sul (Federarroz), isso corresponde a cerca de 6,5 milhões de toneladas de arroz.
Além disso, apesar das chuvas, a Conab prevê que a safra de arroz gaúcha de 2024 será maior que a do ano anterior, o que também deve se repetir com a colheita nacional.
Safra de Arroz de 2024
Segundo estimativas da Conab, o Brasil deve colher 10,5 milhões de toneladas de arroz na safra de 2024, um aumento de cerca de 500 mil toneladas em relação ao ano anterior.
Fonte: Revista Oeste
Comments