Concurso da Prefeitura de Varginha tem provas marcadas para 19 e 26 de outubro; veja como será a aplicação
- gazetadevarginhasi
- 15 de out.
- 2 min de leitura

Com as inscrições encerradas, os candidatos do concurso público da Prefeitura de Varginha já se preparam para as provas objetivas, que ocorrerão nos próximos dois domingos, dias 19 e 26 de outubro. A organização do certame é responsabilidade da AVANÇASP, que prevê a realização das avaliações em Varginha e, caso necessário, também em municípios vizinhos.
A possibilidade de aplicação fora da cidade gerou dúvidas entre os inscritos, mas o item 11.4 do edital esclarece que, se o número de candidatos exceder a capacidade dos locais disponíveis em Varginha, a AVANÇASP poderá alocá-los em cidades próximas, sem se responsabilizar pelo transporte ou alojamento dos participantes.
Datas e cargos
As provas estão divididas em dois finais de semana e quatro períodos, permitindo que os candidatos concorram a mais de um cargo com horários diferentes.
Domingo, 19 de outubro de 2025:
Manhã (9h): cargos como Administrador, Assistente Social, Auxiliar de Creche, Biólogo, Contador, Motorista, entre outros.
Tarde (14h): Agente Fiscal, Arquiteto, Auxiliar de Dentista, Educador Infantil, Enfermeiro e especialidades médicas diversas.
Domingo, 26 de outubro de 2025:
Manhã (9h): Auditor Fiscal Tributário, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Oficial de Administração e Professor PII.
Tarde (14h): Dentista Cirurgião de Saúde da Família, Professores de áreas específicas (Arte, Educação Física, etc.), Psicólogo Escolar e Educacional e Veterinário.
As informações detalhadas sobre os cargos de cada período estão disponíveis a partir da página 29 do edital. A convocação com os locais exatos de prova foi divulgada no dia 10 de outubro para a primeira etapa e será publicada em 17 de outubro para a segunda.
Outras etapas do concurso
Além das provas objetivas, o concurso contará com outras fases, de acordo com o cargo:
Prova prática: para Motorista, Operador de Veículos Pesados e Tratorista. O exame, de caráter classificatório, avaliará a capacidade técnica dos candidatos. É obrigatório comparecer com uma hora de antecedência, apresentando documento de identificação com foto e CNH categoria “D” válida.
Prova de títulos: destinada aos cargos de Educador Infantil, Inspetor Escolar, Orientador Escolar, Professor PII (todos), Psicopedagogo e Supervisor Pedagógico.






Absurdo a prefeitura de Varginha manter a prova dos professores no mesmo dia e horário da Prova Nacional Docente (PND) que ocorre no dia 26/10. Dessa forma OBRIGAM pessoas desistirem mesmo tendo investido, tempo para estudo e dinheiro.