Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2024 Abre Inscrições
Estão abertas as inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2024, considerado o maior do país em participação de agricultores familiares. Este ano, o concurso comemora sua 21ª edição e espera receber mais de 1,5 mil amostras.
Os produtores têm até o dia 6 de setembro para preencher a ficha de inscrição e entregá-la impressa, juntamente com as amostras concorrentes, nos escritórios da Emater-MG. A participação é gratuita e a ficha está disponível online.
Segundo Willem de Araújo, coordenador técnico estadual da Emater-MG, “apesar das dificuldades climáticas, acreditamos que receberemos amostras de excelente qualidade graças à dedicação dos cafeicultores. Minas Gerais está consolidada como maior produtor de cafés finos do mundo.”
Podem se inscrever produtores mineiros com amostras de café Arábica, tipo 2 para melhor, colhidas em 2024. As amostras devem atender a critérios específicos de qualidade e georreferenciamento.
O concurso, promovido pelo Governo de Minas Gerais através da Emater-MG e Seapa, em parceria com a Ufla e Faepe, conta com duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Cada produtor pode participar de apenas uma categoria.
Os cafés passarão por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora, e só serão classificados aqueles que atingirem no mínimo 85 pontos, conforme as normas da SCA. A produção também será avaliada em termos socioambientais.
As amostras que passarem na primeira etapa seguirão para uma nova avaliação, com a classificação das melhores em cada macrorregião cafeeira de Minas Gerais. A cerimônia de encerramento será em dezembro, onde serão anunciados os vencedores estaduais e regionais, além da melhor cafeicultora e do melhor participante do programa Certifica Minas Café.
O concurso é apoiado pelo Sicoob, Codemge e rede de supermercados Verdemar. O regulamento está disponível no site da Emater-MG. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones ou e-mail fornecidos.
Em 2023, o concurso teve um campeão inédito da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mamédio Martins dos Santos, que atingiu 91,7 pontos na categoria Café Natural. Os cafés vencedores tiveram venda garantida para a rede Verdemar.
Comments