Confiança do Comércio recua para 89,3 pontos em janeiro, aponta FGV
30 de jan.
Reprodução
O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 2,8 pontos de dezembro para janeiro, atingindo 89,3 pontos, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Esse é o menor nível desde dezembro de 2023, quando o indicador registrou 88,9 pontos. Em médias móveis trimestrais, o Icom apresentou uma queda de 0,2 ponto em janeiro.
De acordo com Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), a queda do índice indica uma piora na percepção dos empresários sobre a demanda, com sinais de alerta para o comércio neste início de 2025. Tobler destacou que o cenário de incertezas econômicas, relacionadas ao câmbio, juros e política fiscal, limita as expectativas dos varejistas.
Em janeiro, a confiança recuou em três dos seis principais segmentos do setor, com destaque para a piora na avaliação do momento presente. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 5,2 pontos, para 90,8 pontos, o menor nível desde janeiro de 2024. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) teve uma redução de 0,2 ponto, registrando 88,3 pontos.
Entre os componentes do IE-COM, o item que mede as perspectivas de vendas nos próximos três meses subiu 1,9 ponto, para 90,3 pontos, marcando a terceira alta consecutiva. No entanto, as expectativas sobre a tendência dos negócios nos próximos seis meses caíram 2,2 pontos, para 86,7 pontos, o valor mais baixo desde novembro de 2023.
No ISA-COM, o item que avalia o volume de demanda atual caiu 4,4 pontos, para 90,6 pontos, enquanto a avaliação da situação atual dos negócios recuou 5,9 pontos, para 91,2 pontos, o menor nível desde outubro de 2023.
Entre os fatores mais mencionados como obstáculos à melhoria dos negócios estavam a competição interna no setor e a demanda insuficiente. A FGV também observou um aumento no número de empresas que relataram não haver impedimentos, além de um crescimento nas queixas relacionadas à competição e fatores como o câmbio, especialmente nos segmentos de Veículos, motos e peças, e Tecidos e vestuário.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 27 de janeiro.
Comments