Confiança do consumidor recua em janeiro e atinge menor nível desde fevereiro de 2023
gazetadevarginhasi
27 de jan.
1 min de leitura
Reprodução
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 5,1 pontos em janeiro, chegando a 86,2, o menor nível desde fevereiro de 2023, segundo a FGV Ibre. O recuo reflete maior cautela das famílias diante de incertezas econômicas e enfraquecimento das expectativas.
A queda foi impulsionada por uma piora nas percepções das condições atuais e futuras, com destaque para o indicador de situação financeira futura, que caiu 6,7 pontos, marcando 92,5. A retração foi sentida em todas as faixas de renda, especialmente entre famílias com ganhos entre R$ 4.800,01 e R$ 9.600,00.
Anna Carolina Gouveia, economista da FGV Ibre, aponta fatores como inflação e alta de juros como responsáveis pela queda. “O pessimismo entre consumidores é generalizado e reflete o encarecimento de dívidas e a dificuldade de adquirir bens de maior valor”, analisou.
Os indicadores de percepção da economia local (-2,5 pontos) e das finanças pessoais (-4,1 pontos) também registraram retração, evidenciando um início de ano marcado por menor otimismo entre as famílias brasileiras.
Comments