Confraria do Fogo realiza o 21º Encontro da Saudade com homenagens a veteranos
gazetadevarginhasi
30 de jun.
2 min de leitura
Divulgação
Confraria do Fogo promove o 21º Encontro da Saudade e homenageia veteranos do CBMMG.
Na manhã deste sábado (28), o auditório da Academia de Bombeiros Militar foi palco do 21º Encontro da Saudade, promovido pela Confraria do Fogo, como parte das celebrações da Semana da Prevenção. O tradicional evento reuniu bombeiros veteranos de diversas épocas, seus familiares e militares da ativa em um encontro marcado por reencontros, homenagens e celebração da história da Corporação.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem póstuma ao coronel Celso Sérgio Ferreira, fundador e grande incentivador da Confraria do Fogo, falecido recentemente. Seu legado como bombeiro militar foi lembrado com profunda reverência, e dois exemplares do livro biográfico sobre sua trajetória foram entregues à Confraria pela Comandante-Geral, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan.
Na ocasião, a Comandante-Geral também foi agraciada com a comenda da Ordem da Machadinha — honraria concedida a mulheres que se destacaram no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Em seu discurso, destacou a importância dos veteranos para a Corporação e o impacto duradouro do coronel Celso. “O legado do coronel Celso ficará para sempre marcado em nossa história”, afirmou.
A solenidade contou ainda com a entrega da Comenda do Facão, que foi passada pelo coronel veterano Aurélio Sávio de Mendonça Terra ao tenente veterano Paulo Alves. O Conselho da Ordem do Diploma de Honra ao Mérito homenageou o CBMMG, por meio da Adjuntoria de Seguridade Social da DRH/3, o CBMPA e os bombeiros que atuaram nas operações de salvamento em uma mina em Canaã dos Carajás/PA.
Estiveram presentes antigos comandantes-gerais, como os coronéis veteranos Edgard Estevo da Silva e José Maria Gomes. A cerimônia foi encerrada com a execução da canção do bombeiro e um café de confraternização entre os participantes.
Comentarios