Confusão marca votação que reduz de 33 para 7 os cargos comissionados em Pouso Alegre
gazetadevarginhasi
4 de jun.
1 min de leitura
Reprodução
A Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG) aprovou, com alterações, a proposta de reforma administrativa enviada pela prefeitura. A principal mudança foi a redução significativa no número de cargos comissionados: dos 33 previstos originalmente, apenas sete foram autorizados.
A mudança foi aprovada após a inclusão de uma emenda apresentada pelo vereador Israel Russo (União), que excluiu 26 cargos do texto. Curiosamente, durante a sessão realizada na última quinta-feira (29), Russo votou contra a própria emenda, apesar de ela ter sido aprovada com 10 dos 13 votos favoráveis. Ele e outro vereador da oposição foram os primeiros a votar, seguidos pelos parlamentares da base do prefeito, que votaram de forma contrária.
Com a aprovação da reforma, a estrutura administrativa do município passa por mudanças importantes:
Criação de quatro novas secretarias municipais: Defesa Social (que vai abrigar a futura Guarda Civil Municipal), Cultura, Esportes e Licitações e Contratações Públicas;
Elevação de três superintendências ao status de secretarias;
Criação de duas novas superintendências e um novo departamento;
Autorização para sete cargos comissionados, voltados a áreas consideradas prioritárias.
Segundo estimativa da Câmara, a nova estrutura representa uma economia de R$ 1,77 milhão aos cofres públicos no período de três anos, se comparada à proposta original da prefeitura.
O projeto de lei agora segue para análise e possível sanção do prefeito José Dimas da Silva Fonseca (Republicanos). De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o texto está sendo avaliado pelo setor jurídico.
Comments