top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Conheça o brasileiro que se tornou o homem mais velho do mundo após morte de britânico

Reprodução
O brasileiro de 112 anos João Marinho Neto, nascido em Maranguape, Ceará, se tornou o homem mais velho do mundo após a morte do britânico John Alfred Tinniswood. Ele também tinha 112 anos e morreu nessa segunda-feira (25). As informações são da plataforma LongeviQuest - autoridade global em longevidade. João tem seis filhos vivos, 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.
O brasileiro nasceu em 5 de outubro de 1912, em uma família de fazendeiros. Durante sua infância, seus pais mudaram para uma área rural de Apuiarés - onde João mora até hoje. Desde os quatro anos de idade, ele já gostava de ajudar seu pai e seu empregado na lavoura.
Além de cuidar do gado, eles colhiam frutas de árvores de Juazeiro, criando um gancho improvisado com os galhos para proteger as frutas. Ele passou por dificuldades em várias ocasiões, pois teve que sobreviver a secas severas que atingiram a região ao longo das décadas.
João se casou com Josefa Albano dos Santos (1920–1994), com quem teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda (falecida). Sua esposa havia herdado uma propriedade na Fazenda Massapê, onde João cultivava a terra com milho e feijão.
Ele também criava gado, cabras, porcos e galinhas. Mais tarde, João teve mais três filhos — Vinícius, Jarbas e Conceição — com Antonia Rodrigues Moura. Por meio de muito trabalho, João construiu uma vida financeiramente estável, acumulando bens como terras e casas.
Outros brasileiros mais velhos do mundo
Além de João, outros brasileiros figuram na lista de pessoas mais velhas do mundo segundo a plataforma LongeviQuest. Em 2º lugar está Josino Levino Ferreira, de 111 anos e 237 dias. Ele nasceu na Paraíba, em 3 de abril de 1913, e tem 3 filhos vivos, 11 netos, 18 bisnetos e 5 tataranetos.
Em seguida aparecem o australiano Ken Weeks, de 111 anos e 52 dias, e o mexicano Hilario Orozco Lemus, de 111 anos e 23 dias.
Em 5º lugar volta a aparecer outro brasileiro, o paulistano Primo Olivieri, de 110 anos.
Apesar de João ter conquistado o título de homem mais velho do mundo, ele não é a pessoa brasileira com idade mais avançada. Esse título pertence à Inah Canabarro Lucas, de 116 anos. Ela nasceu em São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul, em 8 de junho de 1908.
Aos 110 anos, ela começou a ter algumas dificuldades de mobilidade e teve que começar a usar um andador. Em 25 de janeiro de 2021, aos 112 anos, ela recebeu sua primeira dose da vacina Covid-19, tornando-a uma das pessoas mais velhas a receber a vacina. Em outubro de 2022, Canabarro Lucas contraiu Covid-19 enquanto estava hospitalizada, mas conseguiu se recuperar da doença em novembro, tornando-a uma das sobreviventes mais velhas da doença conhecidas.
Fonte: O Tempo.

Comments


bottom of page