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Copasa ganha prêmio nacional por melhores práticas de gestão de voluntariado do país


Prêmio VOL homenageou em outubro 44 empresas e instituições de 13 estados do Brasil

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi reconhecida nacionalmente pela gestão pautada na sustentabilidade ao receber o Prêmio VOL 2024 pelo programa de voluntariado desenvolvido na empresa. Criado para estimular e divulgar as melhores práticas de gestão de voluntariado, a premiação homenageou, em outubro, 44 empresas e instituições de 13 estados do Brasil, entre ela a concessionária mineira.

O Prêmio VOL tem também como perspectiva, incentivar a decisão de pessoas a buscarem oportunidades para doarem seu tempo e/ou talento para diferentes causas, de forma estruturada, eficiente e comprometida. Criado em 2020, o programa Voluntários da Copasa vem mobilizando seus colaboradores para diversas ações sociais que transformam as comunidades onde atua em Minas Gerais.

Todas as unidades da Companhia, presentes nas regionais do estado, se unem durante o ano em campanhas de doação de fraldas, agasalhos, livros, materiais escolares e outros itens para instituições de caridade e estudantes carentes. Em 2024, os colaboradores da Copasa entraram maciçamente na campanha para ajuda o Rio Grande do Sul, enviando toneladas de doações às vítimas das enchentes.

Outro destaque é a destinação de até 6% do Imposto de Renda (IR) devido ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Com essa simples iniciativa, a Copasa já destinou R$ 10 milhões para beneficiar cerca de 400 mil crianças em vulnerabilidade social no Estado.

Segundo o coordenador do programa Voluntários da Copasa, Robson Cesário, da Unidade de Desenvolvimento Sustentável da empresa, “este prêmio é um reconhecimento do trabalho de cada voluntário que, com dedicação e engajamento, faz a diferença nas comunidades onde atuamos. Continuaremos a investir em iniciativas que promovam o bem-estar social e ambiental, reafirmando nosso propósito de ‘cuidar da água é gerar valor para as pessoas’ e o compromisso com a responsabilidade social”, comemorou Césário ao participar da solenidade de entrega da premiação em São Paulo.

Em consonância com a Agenda 2030 da ONU e também com a consecução da Política de Sustentabilidade da Companhia, o Programa Voluntários da Copasa integra o planejamento estratégico da empresa buscando alavancar a Agenda ESG, contribuir com a obtenção da Licença Social para Operar e possibilitar a atuação planejada e o engajamento dos colaboradores em ações sociais relevantes, resultando em benefícios mútuos entre a comunidade, o poder concedente, empregados e a empresa.

Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo

A Copasa faz parte do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC), grupo que conta com mais de 100 empresas e é um espaço de compartilhamento de experiências voltadas ao voluntariado no âmbito empresarial. São realizados anualmente encontros de benchmarking, capacitações, promoção de ações de voluntariado em rede e premiações.

Em setembro, a Copasa sediou o último encontro do comitê, que teve como tema “Governança e ferramentas práticas de gestão de voluntariado”, reforçando a importância de momentos para a busca de melhoria contínua e de melhores práticas de gestão dos projetos.

Gestão da Sustentabilidade

A gestão da sustentabilidade para a Copasa é um mecanismo de inteligência competitiva, pois colabora na aceleração dos processos de gestão e de operação. Dessa maneira, a Agenda ESG foi uma inovação da Copasa para definir a priorização e a inclusão dos temas ESG no modelo de negócio da Companhia, centrado no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para a geração de retorno financeiro competitivo, a mitigação dos riscos e a constante adequação das operações e dos relacionamentos às oportunidades ambientais, sociais e de governança corporativa. Além de potencializar o impacto positivo do negócio e mitigar o negativo.

O objetivo de implantar a Agenda ESG na Copasa é reafirmar o seu propósito de “cuidar da água e gerar valor para as pessoas”, exercendo o protagonismo da empresa em sua atuação nos temas: proteção das águas; relacionamento com o cliente; proteção dos direitos das crianças e adolescentes; saúde e segurança do trabalho; equidade de gênero e compliance.


Segundo a gerente da Unidade de Desenvolvimento Sustentável da Copasa, Luciana Barbosa, “o voluntariado nos aproxima com as comunidades onde atuamos. Além disso, o desenvolvimento de ações de impacto social, aderentes à Agenda ESG da Companhia, são fundamentais para melhorar nossa imagem, obter a Licença Social para Operar (LSO) e formar promotores da Copasa nas localidades”.

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