top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coreia do Sul suspende acordo militar com Norte após lançamento de balões com lixo


A Coreia do Sul anunciou a suspensão total de um acordo militar firmado com a Coreia do Norte em 2018, após o regime de Pyongyang enviar centenas de balões com lixo ao país vizinho, segundo o Conselho de Segurança Nacional (NSC).
No ano passado, Seul já havia suspendido parcialmente o acordo após a Coreia do Norte lançar um satélite espião. Agora, o NSC recomendará ao governo "suspender com todos os efeitos" o Acordo Militar de 19 de setembro, "até o retorno da confiança mútua entre as duas Coreias".
Na última semana, a Coreia do Norte enviou quase mil balões contendo sacos de lixo, incluindo bitucas de cigarro e possíveis fezes, em represália aos balões com propaganda antinorte-coreana enviados por ativistas sul-coreanos. A Coreia do Sul classificou a ação como "irracional" e de "baixa classe". Contudo, ao contrário dos lançamentos de mísseis balísticos, o envio de lixo não infringe as sanções da ONU contra o regime de Kim Jong Un.
A Coreia do Norte encerrou o envio de balões no domingo, após declarar a ação como efetiva, mas advertiu que pode retomar a iniciativa se julgar necessário.
O acordo militar de 2018, assinado em um período de relações diplomáticas menos complicadas, tinha como objetivo reduzir as tensões na península e evitar uma escalada militar acidental, especialmente ao longo da fronteira militarizada.

fonte:G1

Yorumlar


bottom of page