top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Corpo de Bombeiros de Minas antecipa ações para enfrentar incêndios em meio a extremos climáticos

  • gazetadevarginhasi
  • há 3 dias
  • 1 min de leitura
Corpo de Bombeiros de Minas antecipa ações para enfrentar incêndios em meio a extremos climáticos
Reprodução
Diante das projeções climáticas para 2025 e dos desafios enfrentados em 2024 com uma das piores estiagens dos últimos anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) intensifica suas ações preventivas contra incêndios florestais. A corporação aposta em tecnologia, capacitação e integração de forças, além da continuidade da Operação Alerta Verde, que já vistoriou mais de 124 mil lotes vagos no estado.
A prioridade foi reforçada pelo governador Romeu Zema: “Para 2025, vamos manter o tema como prioridade absoluta, dando toda a atenção necessária”. As ações incluem treinamentos, uso de satélites como Landsat, MODIS e Sentinel para monitoramento térmico, além da aquisição do software de geoprocessamento ArcGis, que permitirá melhor planejamento das operações.

A Força-Tarefa Previncêndio, com apoio de brigadistas e voluntários, continuará suas ações em Unidades de Conservação, como a instalação de uma nova base operacional na Floresta Estadual Uaimií, em Ouro Preto. O vice-governador Mateus Simões afirma que a mobilização está em curso para garantir resposta rápida no período crítico entre julho e outubro.

Com o Brasil sediando a COP 30, o CBMMG também prepara o Ecobom 2025, que abordará os “Extremos Climáticos”, reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater soluções de enfrentamento aos desastres ambientais.
Fonte: Agência Minas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page