Cosud Debate Dívida Pública e Preservação da Mata Atlântica em Reunião no Espírito Santo
Os governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se reuniram nesta sexta-feira, 9 de agosto, com secretários de Meio Ambiente e de Fazenda das regiões para discutir temas como mudanças climáticas e a dívida pública dos estados. O encontro, parte da 11ª edição do Cosud, ocorreu na região do Parque Estadual Pedra Azul, no Espírito Santo.
O governador Romeu Zema, junto com o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes, e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, representou Minas Gerais. Também participaram os governadores Renato Casagrande (Espírito Santo), Jorginho Mello (Santa Catarina), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Tarcísio de Freitas (São Paulo), e Cláudio Castro (Rio de Janeiro).
Dívida pública e reforma tributária
Durante a reunião com os secretários de Fazenda, foram debatidos a dívida pública e a reforma tributária. O governador Romeu Zema destacou a importância das propostas discutidas para os estados, afirmando: "Somos favoráveis à simplificação da tributação, pois acreditamos que isso representa um avanço para todo o Brasil e beneficiará todos os contribuintes."
Zema também enfatizou que a discussão da reforma tributária visa proteger os estados de custos indevidos que deveriam ser responsabilidade da União. O secretário de Estado de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes, mencionou que o tema foi abordado com foco em sugerir emendas ao Senado. "Neste Cosud, discutimos o estoque da dívida em relação ao projeto do senador Pacheco, esperando que ele seja a grande mudança da década no recálculo da dívida pública dos estados e da União", destacou Gomes.
Romeu Zema reforçou o apoio de Minas Gerais a essa iniciativa e sublinhou a importância de condições favoráveis para que estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás possam pagar suas dívidas sem comprometer áreas essenciais como saúde e educação.
Meio ambiente
Na reunião com os secretários de Meio Ambiente, o bioma Mata Atlântica foi o principal tema. Foram propostas o compartilhamento de dados e a criação de um fundo de investimento para mitigar desastres ambientais. O governador Zema destacou a importância da Defesa Civil frente a eventos climáticos extremos, propondo a criação de um fundo de contingência para garantir respostas rápidas e eficazes.
A secretária Marília Melo detalhou as ações de Minas Gerais para mitigar o desmatamento e preservar o bioma, mencionando o progresso no cumprimento das metas do Tratado da Mata Atlântica e a implementação de um trabalho de fiscalização conjunta contra o desmatamento ilegal.
Além disso, foi discutida a adaptação às mudanças climáticas, com ênfase na integração de dados e no monitoramento hidrometeorológico entre os estados. Marília Melo destacou a colaboração com o governo francês para desenvolver planos de adaptação para os municípios mais vulneráveis ao índice de vulnerabilidade climática.
Comentarios