Cresce Inadimplência no Brasil: Juros Altos Levam Consumidores ao Limite das Dívidas!
O estudo mensal da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) aponta que as taxas de juros elevadas vêm complicando a situação financeira das famílias brasileiras. Em outubro, 29,3% dos consumidores tinham dívidas atrasadas por 30 dias ou mais, um aumento em relação aos 29,0% de setembro e próximo dos 29,7% registrados em outubro de 2023. Além disso, 50,4% das famílias inadimplentes possuem dívidas atrasadas há mais de 90 dias — o maior índice desde 2018. O relatório da CNC explica que a elevação dos juros encarece os pagamentos e leva os consumidores a prazos maiores para liquidarem suas dívidas, mesmo com um endividamento geral mais cauteloso.
Famílias de menor renda são as mais impactadas: 37,7% das famílias que ganham até três salários mínimos estão inadimplentes. Apesar disso, o endividamento geral recuou para 76,9%, um patamar próximo ao de outubro do ano anterior, refletindo a cautela das famílias quanto ao uso de crédito. Segundo José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC, medidas para a redução dos gastos públicos podem abrir caminho para a queda da taxa de juros, aliviando o orçamento dos consumidores.
A pesquisa CNC é feita mensalmente desde 2010 e reúne dados de aproximadamente 18 mil consumidores em todas as capitais brasileiras.
Comentários