top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Crescem hospitalizações por influenza no Sudeste, aponta Fiocruz


A hospitalização por influenza aumentou na maioria dos estados da região Sudeste, de acordo com o InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado na quinta-feira (18).

Na estatística está o apresentador Silvio Santos, de 93 anos, que foi diagnosticado com Influenza A e segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.

O vírus da influenza é responsável por uma infecção aguda no sistema respiratório, conhecida popularmente como gripe, e o tipo A é o protagonista de pandemias da doença. Entre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), um a cada cinco casos positivos foi de influenza A, nas últimas quatro semanas epidemiológicas. Já entre as mortes, a proporção dobra: 40.7% para influenza A.

Até está quinta-feira (18), foram registrados 5.982 óbitos, sendo 3.243 (54.2%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Entre os positivos do ano quase 30% são de Influenza A, 0.5% Influenza B, 10.2% vírus sincicial respiratório, e 55.5% SARS-CoV-2 (Covid-19).

O vírus sincicial respiratório e rinovírus também são razão de crescimento de hospitalizações. A pesquisadora do Programa de Processamento de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe, Tatiana Portella, reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 e influenza e os cuidados com os primeiros sinais das doenças.

"Em caso de aparecimento de sintomas, além de procurar um médico, é importante, se possível, ficar em casa em isolamento se recuperando e também evitando transmitir esses vírus para outras pessoas, principalmente para aquelas que fazem parte do grupo do risco e têm a chance de desenvolver um quadro mais grave dessas doenças, como idosos, crianças pequenas e pessoas com comorbidades"

Seis estados apresentam crescimento de casos de SRAG na tendência de longo de seis semanas segundo o boletim:
Amapá
Espirito Santo
Minas Gerais
Pará
Roraima
São Paulo
Entre as capitais, dez têm sinal de crescimento
Belém (PA)
Boa Vista (RR)
Cuiabá (MT)
Macapá (AP)
Maceió (AL)
Porto Velho (RO)
Rio Branco (AC)
São Paulo (SP)
Teresina (PI)
Vitória (ES)

O boletim ainda informa que em alguns estados do Centro-Sul têm crescimento nos casos de VSR e o aumento nos estados de VSR e rinovírus em crianças pequenas se mantém no Norte do país.
Fonte: CNN

Comments


bottom of page